Foto: Rafael Gonçalves/Agência Senado

Política

Os ex-atletas olímpicos que já concorreram às eleições no País

Nos últimos 30 anos, 15 esportistas que competiram em Olimpíadas iniciaram carreiras políticas aproveitando a visibilidade dada pelo esporte.

Foto: @90sfootball via X

Romário

Medalha de prata na Olimpíada de 1988, em Seul, Romário (PL-RJ) é senador desde 2014. Ele iniciou a carreira política em 2010, quando foi eleito deputado federal pelo PSB.

Foto: @leiladovolei via Facebook

Leila Barros

Outra medalhista no Senado é Leila Barros (PDT-DF), que ganhou dois bronzes nas Olimpíadas de 1996 e 2000 representando o vôlei feminino. Estreando na política, Leila recebeu 467.787 votos nas eleições de 2018.

Foto: @mauriciodovolei via Instagram

Maurício do Vôlei

Na Câmara, também há um medalhista olímpico de vôlei. Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Maurício Souza (PL-MG) conquistou o ouro nas Olimpíadas de 2016, no Rio.

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Luiz Lima

Ex-nadador que competiu nas Olimpíadas de 1996 e 2000, o deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) é outro aliado de Bolsonaro na Câmara. No segundo mandato na Casa, ele não conquistou medalhas quando representou o País nos Jogos.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Danrlei de Deus

Goleiro da seleção olímpica de futebol em 1996, o deputado federal Danrlei de Deus (PSD-RJ) está no quarto mandato na Câmara. Atualmente, ele está licenciado do cargo e chefia a Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Foto: Clayton de Souza/ Estadão

Oscar Schmidt

Maior jogador da história do basquete brasileiro e competidor em cinco Olimpíadas, Oscar Schmidt quase foi senador por São Paulo. Em 1998, ele perdeu uma eleição disputada para Eduardo Suplicy (PT).

Foto: Marcio Fernandes/Estadão

Diego Hypólito

Medalha de prata nos Jogos do Rio, o ginasta Diego Hypólito tentou ser vereador de São Paulo em 2020. Filiado ao PSB, ele obteve 3.786 votos e não foi eleito.

Foto: @maurrenmaggi via Instagram

Maurren Maggi

Campeã do salto em distância nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Maurren Maggi acumula derrotas na carreira política. Perdeu a eleição para o Senado por São Paulo em 2018 e para a Câmara Municipal da capital paulista em 2020. Em 2022, tentou ser deputada, mas teve a candidatura anulada.

Foto: Celso Júnior/Agência Estado

Rebeca Gusmão

Participante das Olimpíadas de Atenas, em 2004, a nadadora Rebeca Gusmão tentou por duas vezes ser deputada distrital. Conhecida nacionalmente por ser banida do esporte pelo antidoping em 2007, perdeu as eleições de 2010 e 2022.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Leia a reportagem completa do Estadão e conheça outros atletas olímpicos que iniciaram carreiras políticas.

Leia mais

Texto

Gabriel de Sousa