Foto: Wilton Junior/Estadão
Presidente reclamou da repercussão de trechos de suas declarações. Em falas públicas, afirmou que “não é obrigado a cumprir metas se tiver coisas mais importantes a fazer” e relativizou casos de violência doméstica após futebol.
Foto: Wilton Junior/Estadão
“Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer. Este País é muito grande, este País é muito poderoso”, afirmou o presidente Lula em 16 de julho para a TV Record.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Lula, em reunião com empresários também no dia 16, classificou como “inacreditável” estudo sobre aumento da violência doméstica após futebol, mas citou torcedores do seu time, o Corinthians. “Se o cara é corintiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente.”
Foto: Wilton Junior/Estadão
Na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 17 de julho, Lula leu o discurso, após orientação da primeira-dama. “Quando vim falar aqui, a Janja me alertou de uma coisa. Ela falou: ‘Amor, tome cuidado com cada palavra que você vai falar, porque essa gente tem a sensibilidade aguçada’.”
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Antes de realizar cirurgia no quadril, em setembro de 2023, Lula disse: “Significa que vocês não vão me ver de andador, muleta, vocês vão me ver sempre bonito.” A fala foi considerada capacitista pela senadora Mara Gabrilli, que é tetraplégica.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
“Eu falei para a Janja: ‘eu não tinha noção que, no Rio Grande do Sul, tinha tanta gente negra’. A Janja falou ‘é porque são os mais pobres e porque moram nos lugares mais arriscados de serem vítimas dessas coisas”, afirmou Lula, em maio, ao anunciar auxílio para atingidos pelas chuvas.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Lula citou a importância de eletrodomésticos para atingidos pelas enchentes no RS. “O fogão é um baita de um patrimônio, a geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres, que estão sobrevivendo a um verdadeiro sofrimento e martírio com essa chuva.”
Foto: Wilton Junior/Estadão
Lula perguntou, em maio, a uma beneficiária do Minha Casa, Minha Vida, de 27 anos, se pretendia ter mais filhos, alertando sobre a dificuldade da criação de crianças. “Aquela menina que tem um monte de filho, ela tem cinco filhos. Eu falei: ‘companheira, quando é que vai fechar a porteira?’. Não pode mais ter filho.”
Foto: Canal Gov via YouTube
Em fevereiro, em discurso sobre educação e qualificação de jovens, Lula perguntou a uma jovem se ela era “cantora”, “namorada de alguém” ou mesmo “percussionista”, pois, segundo ele, “afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”. Ela ganhou prêmio de melhor jovem aprendiz da Volkswagen.
Foto: Daniel Duarte/AFP
Lula afirmou, em setembro de 2023, que quer “recuperar a relação com continente africano porque nós brasileiros somos formados pelo povo africano”. “Nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso País”, disse.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com patrimônio de R$ 7,4 milhões, Lula afirmou, em agosto de 2023, no Fórum Econômico Brasil-Angola: “Não consigo me conformar que é normal um cidadão nascer pobre e morrer pobre. Não é possível. Não é normal. E não pense que eu sou frustrado porque eu sou pobre, não”.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Em junho de 2023, Lula afirmou, entrevista à Rádio Gaúcha: “A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia, porque a democracia que me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez”.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Confira reportagem sobre o que disse Lula e a situação em que cada declaração do presidente ocorreu.
Gabriel de Sousa e Karina Ferreira