Foto: WILTON JUNIOR

Lula x Bolsonaro

Lula x Bolsonaro: Veja comparação do 1º ano de governo de ambos os presidentes

É possível medir a produtividade de um presidente? Dados reunidos pelo Estadão mostram o que foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro no início de governo.

Foto: Wilton Junior

Decretos e programas criados por Lula

O presidente Lula assinou 487 decretos em seu primeiro ano de governo. 15 atos serviram para criar programas federais, como o “carro-chefe” do governo: o novo Programa Aceleração do Crescimento (PAC).

Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS

Decretos e programas criados por Bolsonaro

Bolsonaro assinou a mesma quantidade de decretos que o Lula em seu primeiro ano de governo: 487. O ex-presidente criou seis programas federais. O mais emblemático foi o programa de escolas cívico-militares.

Foto: ESTADAO / undefined

Viagens internacionais de Lula

Lula dedicou parte importante do início de governo às viagens internacionais. Ele visitou 24 países em eventos multilaterais e reuniões bilaterais com líderes estrangeiros. Europa foi o principal destino.

Foto: Valdenio Vieira/PR

Viagens internacionais de Bolsonaro

O ex-presidente visitou 10 países no seu primeiro ano de governo. O principal destino foi o Oriente Médio. Bolsonaro se reuniu com os líderes de Israel, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Foto: Uesley Marcelino/Reuters - 12/12/2022

Agendas parlamentares de Lula

O petista focou em encontros com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. As lideranças das duas Casas também ganharam espaço na agenda do presidente. Foram 35 reuniões com parlamentares.

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO

Agenda parlamentar de Bolsonaro

O ex-presidente teve 349 agendas com deputados e senadores no seu início de gestão. Bolsonaro priorizou congressistas aliados em suas reuniões, como o ex-deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), então líder do governo na Câmara.

Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presença de Lula nas redes

O presidente só começou a fazer transmissões ao vivo semanais em junho deste ano. De lá para cá foram 17 programas, cuja maior audiência atingiu 191 mil visualizações e a menor 45 mil visualizações no Youtube.

Foto: Adriano Machado/ Reuters

Presença de Bolsonaro nas redes

O ex-presidente investiu na comunicação direta por meio das redes sociais. Em seu primeiro ano, Bolsonaro fez 50 lives. As audiências atingiram a máxima a 919 mil visualizações e a mínima de 333 mil visualizações no Youtube.

Reportagem

Weslley Galzo

Com informações de

Weslley Galzo e André Shalders

Veja mais Web Stories