Foto: Wilton Junior/Estadão
Presidente Lula se aconselha com a primeira-dama Janja e mantém conversas sobre direcionamentos do governo com seleto grupo de auxiliares próximos. Saiba quem são eles.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Lula já revelou que discute com Janja assuntos que vão da política à economia. As decisões do presidente passam pelo crivo da primeira-dama, que é uma das pessoas que o petista mais ouve neste terceiro mandato no Planalto.
Foto: Wilton Junior/Estadão
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se aproximou de Lula nos últimos meses e está se tornando cada vez mais influente no governo. O presidente já disse que ele é a “Dilma de calças”, em referência à ex-presidente Dilma Rousseff, que chefiou a Casa Civil durante as duas primeiras gestões do petista.
Foto: Wilton Junior/Estadão
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é prestigiado por Lula e Janja e é um dos conselheiros mais próximos do presidente. Foi dele a ideia da aliança entre Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para a disputa das eleições de 2022.
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) é um antigo aliado de Lula e um dos principais conselheiros de Lula quando os assuntos giram em torno de disputas eleitorais em São Paulo. Foi um dos principais articuladores do retorno da ex-prefeita de São Paulo,Marta Suplicy para o PT.
Foto: Caio Messias/Estadão
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), também é ouvido por Lula quando o assunto é a política paulista. Ele é cotado para assumir a presidência do PT em 2025.
Foto: Dida Sampaio/Estadão
Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho é um dos principais conselheiros de Lula em assuntos econômicos.
Foto: Wilton Júnior/Estadão
Ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, assim como Lula, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também é um dos aliados mais próximos do presidente.
Foto: Wilton Junior/Estadão
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, é amigo de longa data de Lula e é uma voz ouvida pelo petista antes de decisões sobre segurança pública. Foi ele que convenceu o presidente a não dividir o ministério após a saída de Flávio Dino.
Foto: Wilton Junior/ Estadao
Leia a reportagem completa do ‘Estadão’ sobre os principais conselheiros do presidente Lula.
Gabriel de Sousa
Vera Rosa