Foto: @gustavommendanha via Instagram

Ranking

Quem são os 10 governadores mais bem avaliados do Brasil? Veja lista

Pesquisa Atlas Ranking Governadores ouviu 30 mil pessoas nos Estados e listou os governadores brasileiros por ordem de aprovação. Entre os 10 mais bem avaliados do Brasil, estão mandatários de todas as regiões do País.

Foto: Celio Messias/Governo de SP

10º lugar: Tarcísio de Freitas (SP)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em 10º lugar, com 53% de aprovação – mesma posição do ano passado. Tarcísio é o que tem a menor taxa de eleitores que dizem não saber como avaliá-lo: só 3%. Já 44% desaprovam o político. Ele é o governador com maior aprovação no Sudeste.

Foto: Alex Silva/Estadão

9º lugar: Ratinho Jr. (PR)

Em seguida, está o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 56% de aprovação. Também visto como um dos nomes para concorrer ao Planalto em 2026, o governador caiu três posições em comparação à pesquisa do ano passado. Desaprovam o político 36%, enquanto 3% não sabem avaliá-lo.

Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil do Governo do Ceará

8º lugar: Elmano de Freitas (CE)

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também tem 56% de aprovação, o que o fez subir seis posições comparado à pesquisa do ano passado. Entre quem não soube o que responder, estão 4%, enquanto 40% desaprovam o governador.

Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins

7º lugar: Wanderlei Barbosa (TO)

Governador com maior índice de aprovação da região Norte, Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem 57% de aprovação na nova pesquisa, mas caiu cinco posições em comparação à do ano passado. O governador do Tocantins teve 25% de reprovação, enquanto 19% dos entrevistados disseram não saber como avaliá-lo.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

6º lugar: Helder Barbalho (PA)

Figurando a sexta posição, o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), tem 58% de aprovação, ante 37% de desaprovação e 5% de “não sei”. No ano passado, o emedebista estava em sétimo lugar.

Foto: Francisco França/Governo da Paraíba

5º lugar: João Azevedo (PB)

Subindo oito posições em relação à última pesquisa – segundo melhor desempenho da lista –, o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), teve 59% de aprovação. Outros 36% dos entrevistados disseram reprová-lo, enquanto 5% não souberam como avaliar o governador.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

4º lugar: Jorginho Mello (SC)

Assim como Tarcísio, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), não alterou seu lugar no índice, e segue na quarta posição. O catarinense, que também tem o nome cotado para concorrer ao Planalto em 2026, tem 60% de aprovação, 34% de reprovação e 6% não souberam responder. No Sul, é o governador com maior índice de aprovação.

Foto: Christiano Antonucci/GCom-MT

3º lugar: Mauro Mendes (MT)

Chefe do Poder Executivo em Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) subiu cinco posições e é o terceiro governador com maior aprovação do País, com 64%. Ele também tem a segunda menor nota em desaprovação, com 21%, enquanto 15% dos entrevistados não souberam como avaliá-lo.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

2º lugar: Rafael Fonteles (PI)

Em segundo lugar aparece o piauiense Rafael Fonteles (PT), com 68% de aprovação e 25% de desaprovação. O governador do Piauí, que avançou dez posições no ranking em relação ao ano passado para chegar nesta posição, é o governador com maior aprovação na região Nordeste.

Foto: Wilton Júnior/Estadão

1º lugar: Ronaldo Caiado (GO)

O governador de Goiás do União Brasil é o chefe estadual mais bem avaliado do País pelo segundo ano consecutivo, segundo a pesquisa. O médico goiano é aprovado por 75% dos eleitores do Estado, e desaprovado por 17% – outros 8% não sabem.

Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Saiba quem são os governadores com pior avaliação no Brasil, segundo Pesquisa Atlas.

Leia mais

Texto

Karina Ferreira

Reportagem

André Shalders