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Cota parlamentar

Quem são os deputados que mais gastaram com autopromoção em 2023

Parlamentares gastaram R$ 79 milhões de dinheiro público para autopromoção, principalmente com panfletos e nas redes sociais

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Gastos aumentaram 50% em comparação com 2022

Os R$ 79 milhões gastos com autopromoção neste ano foram 50% maiores do que os registrados no ano passado (R$ 52 milhões). A diferença é de mais de R$ 26 milhões. Na série histórica, o maior gasto antes de 2023 foi em 2021, com R$ 62 milhões

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Dra. Alessandra Haber (MDB-PA): R$ 445,8 mil

A deputada dra. Alessandra Haber (MDB-PA) foi a parlamentar que mais gastou para divulgar seu mandato. Foram R$ 445,8 mil, o que representa 90% de toda sua cota até novembro. Ela está no primeiro mandato e apresentou 15 projetos de lei. Entre eles, os que criam a Rota Turística dos Saberes Amazônicos, no Estado do Pará e a Rota Turística da Região do Salgado, no Estado do Pará. Nenhum foi aprovado.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Gastos para ‘prestar contas à população’

Ao Estadão, a deputada disse que os gastos “estão dentro dos limites estabelecidos pela Câmara” e são “fundamentais para o exercício do mandato, um dever e um direito, no sentido de prestar contas do trabalho exercido à população”

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Pastor Gil (PL-MA): R$ 437,9 mil

Pastor Gil (PL-MA) foi o segundo deputado que mais destinou dinheiro para divulgar seu trabalho. Foram R$ 437,9 mil ao todo. Ele assumiu seu segundo mandato na Câmara neste ano, mas atualmente está em licença médica. Procurado pelo Estadão, não respondeu aos questionamentos

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José Nelto (PP-GO): R$ 430,1 mil

O deputado José Nelto (PP-GO) está em seu segundo mandato na Câmara e ficou em terceiro lugar nos gastos em autopromoção, com R$ 430,1 mil. Procurado, ele não respondeu ao Estadão

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Fernando Giacobo (PL-PR): R$ 412,6 mil

Fernando Giacobo (PL-PR) ficou com o terceiro lugar, com gasto de R$ 412,6 mil. Ele está em seu sétimo mandato e disse que o investimento em divulgação é necessário para levar aos 200 municípios do Paraná as atividades feitas por ele na Câmara.

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Vicentinho Júnior (PP-TO): R$ 405,9 mil

O quinto lugar no ranking da autopromoção ficou com Vicentinho Júnior (PP-TO), que está em seu terceiro mandato na Câmara. Só neste ano, ele gastou R$ 405,9 mil com divulgação de sua atuação legislativa. Procurado, ele não respondeu ao Estadão

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Verba de divulgação vira recurso de campanha

A diretora do Transparência Brasil, Marina Atoji, avalia que a verba de divulgação acaba sendo usada, em alguns casos, como recurso de campanha. Para ela, essa vantagem pode fazer a disputa eleitoral pesar a favor de políticos que já estão no poder.

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Texto e reportagem

Levy Teles, Gabriel de Sousa e Rubens Anater

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