Foto: Secretaria Municipal de Ubatuba/Reprodução
Portaria da Fundação Florestal aumentou em 10 lugares o acesso à Ilha das Couves
Foto: Tiago Queiroz/AE
O governo estadual elevou para 50 o número de turistas que podem ter acesso à Ilha das Couves, em Ubatuba, um dos destinos turísticos mais restritos do litoral norte de São Paulo. Em 2023, quando a cota extra foi criada, eram 40 vagas.
Foto: Reprodução/Instagram/@as_pipocass
Portaria da Fundação Florestal emitida em outubro determina que esse acesso adicional é exclusivo para os turistas que vão almoçar no restaurante ‘As Pipocas’, único estabelecimento comercial que opera na ilha.
Foto: Secretaria Municipal de Ubatuba/Reprodução
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o acesso adicional não impacta o limite de suporte da ilha, pois se destina apenas ao restaurante.
Foto: Semil/Divuilgação
A Ilha das Couves fica a 2,3 quilômetros da costa, no núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, uma das unidades de conservação sob gestão da Fundação Florestal.
Foto: Mar Sem Fim
Com sua natureza ainda selvagem, o lugar é um dos mais procurados por visitantes que buscam turismo ambiental. A ilha, com 58 hectares, ainda é um cenário natural intocado, sem grandes construções ou complexa estrutura de turismo.
Foto: Prefeitura de Ubatuba/Divulgação
As restrições foram determinadas em 2019, pela Fundação Florestal. O órgão determina que o local só poderia receber 531 visitantes diários, divididos em três turnos de 177 turistas cada.
Foto: João Francisco Diorio/Estadão
Antes das restrições, o lugar sofria com grande presença de turistas. No réveillon de 2018, cerca de quatro mil visitantes foram às praias e deixaram dezenas de resíduos. Algumas rochas foram pichadas após as festas.
Foto: Secretaria Municipal de Ubatuba/Reprodução
Em 2020, as novas regras entraram em vigor após discussões com prestadores de serviços, como barqueiros e operadores de turismo e agentes públicos.
Foto: Secretaria Municipal de Ubatuba/Reprodução
Quer entender mais como a Ilha das Couves funciona e por que ela tem limite a visitação?
José Maria Tomazela
Caio Possati