Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Projeto prevê integrar a Brasilândia, na zona norte, com o centro da capital, na Estação São Joaquim. Plano original prevê 15 km, mas concessionária propõe trajeto maior.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
A fase I da Linha 6-Laranja está com 49,82% dos serviços concluídos, considerando a média das evoluções de estações, saídas de emergências, postos de ventilação e do pátio Morro Grande. O trajeto ainda poderá ganhar ampliação de seis novas paradas no futuro, o que seria uma fase II.
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O traçado da fase I vai da Estação São Joaquim, em ligação com a Linha 1-Azul, até a futura Estação Brasilândia, na zona norte. São 15 estações, passando por uma conexão com a Linha 4-Amarela na Estação Higienópolis-Mackenzie e com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante na Estação Água Branca.
Foto: Amanda Perobelli/Estadão
A Linha 6 ganhou o apelido de “Linha das Universidades” porque vai passar perto de ao menos sete instituições de ensino: Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip e Uninove.
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As estações da Linha 6 que mais caminharam nas obras até o momento são as Santa Marina (66,73% concluída), Perdizes (64,88%), Água Branca (64,85%) e Brasilândia (62,6%). O Pátio Morro Grande, que abrigará os trens que circularão na linha, está 67,59% concluído, segundo a concessionária Linha Uni.
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Por outro lado, as Estações 14 Bis (10,13%), Maristela (29,02%), São Joaquim (40,2%), Faap-Pacaembu (43,16%) e Higienópolis-Mackenzie (44,07%) são as que tiveram menor evolução.
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As Estações Itaberaba-Hospital Vila Penteado (48,13%), Freguesia do Ó (50,6%), Sesc Pompéia (52,91%), PUC-Cardoso de Almeida (54,15%) e João Paulo I (56,27%) estão perto da média em relação à evolução de obra.
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O governo de São Paulo promete início de operação parcial em 2026 e do trecho completo da fase I em outubro de 2027.
Foto: Estadão
A ampliação da linha, sugerida pela concessionária, prevê construir as Estações Velha Campinas e Morro Grande, no sentido noroeste a partir da futura estação Brasilândia. E no sentido sudeste, a partir da Estação São Joaquim, seriam as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
A proposta de expansão está sendo analisada pelo governo do Estado, que diz fazer “estudos de viabilidade”. Se o plano foi liberado, a Linha 6 passará, a fazer conexão também com a Linha 10-Turquesa da CPTM, pela Estação São Carlos.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
A Linha Laranja teve seu projeto parado entre 2016 e 2020 e houve troca de concessionária responsável. Recentemente, a Linha Uni, que assume o projeto, disse que imprevistos já teriam causado atraso de 1.096 dias no cronograma atual. Após negociação com o governo e adicional de verba, o prazo foi para 2027.
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Caio Possati
Giovanna Castro