Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO
Linha 17-Ouro do Metrô vai ter 6,7 km de extensão e oito estações, ligando o Morumbi ao aeroporto da zona sul de SP. Trem terá conexões com a Linha 5-Lilás e a Linha 9-Esmeralda
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Nesta terça-feira, 1, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez uma visita técnica ao pátio do metrô onde terminou a montagem do primeiro trem da Linha 17-Ouro. Com cinco vagões, ele será usado em testes, mas a linha só vai entrar em operação no primeiro semestre de 2026, com mais 13 trens que ainda vão chegar da China.
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O primeiro trem da nova linha, assim como serão todos os demais, tem 3,2 metros de largura e 60,8 metros de comprimento. Cada um dos cinco vagões tem quatro portas e capacidade para 616 passageiros, sendo 114 sentados. O trem tem passagem livre entre os vagões, ar-condicionado, iluminação LED e câmeras de vigilância.
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O monotrilho opera sobre vigas de concreto de 800 milímetros de largura e tem dois truques por carro, sendo cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas guia e duas rodas estabilizadoras. Ele é alimentado por eletricidade e tem velocidade de até 80 km/h.
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A obra foi prometida para a Copa de 2014 pelo então governador Geraldo Alckmin (então no PSDB). O projeto inicial tinha 18 estações e conexões também com as Linhas 4-Amarela e 1-Azul do metrô, mas dez estações foram cortadas do projeto após anos de atraso nas obras e mudanças em contratos.
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A Linha 17-Ouro do metrô vai ser usada por cerca de 100 mil pessoas diariamente, estima o governo estadual. A previsão é que a obra bruta seja concluída até dezembro de 2025, e nos meses seguintes será concluída a instalação dos sistemas operacionais.