Foto: Semil/Divuilgação
Saiba quantas pessoas podem ter acesso a cada um desses destinos turísticos do litoral paulista e como fazer para acessá-los
Foto: Secretaria Municipal de Ubatuba/Reprodução
Localizada em Ubatuba, essa ilha ampliou recentemente a permissão de visitas diárias para 50 pessoas. Desde 2019, o local só pode receber 531 visitantes, divididos em três turnos de 177 turistas cada. Para acessá-la, é necessário fazer agendamento no site da ilha.
Foto: dririchetto/adobe.stock
Praias da Ilha Anchieta, também em Ubatuba (a segunda maior ilha do litoral de SP), podem receber 1.020 visitantes por dia. Para chegar lá, é necessário usar embarcações credenciadas que saem da Enseada e do píer do Saco da Ribeira.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Localizada em Ilhabela, esta praia não está inserida no Parque Estadual Ilhabela, mas seu acesso é por meio de uma trilha que só pode ser feita com o acompanhamento de monitores cadastrados na unidade de conservação.
Foto: Jessica Aquino/Estadao
O acesso à Praia de Castelhanos, também em Ilhabela, é limitado a 42 veículos particulares, 65 veículos cadastrados e 60 motocicletas por dia. É possível também acessar a praia a pé, por meio de trilha, ou via embarcação.
Foto: Prefeitura de Cananéia
Localizada no Parque Estadual Ilha do Cardoso, em Cananéia (litoral sul do Estado), a Praia de Itacuruçá/Pereirinha - de onde é possível ver botos-cinza - tem um limite de 1.000 visitantes ao longo do dia. Para chegar ao local é necessário se deslocar por embarcações credenciadas.
Foto: João Francisco Diorio/Estadão
Entenda os motivos para a Ilha das Couves, destino paradisíaco em Ubatuba, ter um limite de visitantes diários.
José Maria Tomazela
Caio Possati