Foto: Marcos Müller/Estadão

São Paulo

Pompeia, Perdizes e mais: quais são as futuras estações de metrô na zona oeste de SP?

Região deve receber sete estações de metrô até 2028; seis já têm obras iniciadas e uma teve termo aditivo de contrato para construção assinado em junho deste ano.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

1. FAAP-Pacaembu

A Linha 6-Laranja é o principal projeto em andamento para levar mais metrô à zona oeste. A Estação FAAP-Pacaembu, uma após a Higienópolis-Mackenzie, ficará na Rua Armando A. Penteado. Sua construção está em 43,16%, segundo a concessionária Linha Uni.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

2. PUC-Cardoso de Almeida

Conhecida como “Linha das Universidades”, a Linha 6 também terá uma parada próxima ao campus da PUC, na Rua Cardoso de Almeida, em Perdizes. As obras da estação estão 54,15% concluídas e a previsão de entrega do trecho que vai até a Brasilândia é de 2026.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

3. Perdizes

A Estação Perdizes ficará na Rua Apiacás, nº 48, e é uma das obras mais avançadas. Atualmente, está com 64,88% de conclusão.

Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

4. Sesc Pompeia

A parada Sesc Pompéia, também da Linha 6-Laranja, será na Av. Pompeia, nº 242. Servirá de acesso também ao Allianz Parque e ao Shopping Bourbon. A taxa de conclusão está em 52,91%, segundo a Linha Uni.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

5. Água Branca

Ponto de interligação com as Linhas 7-Rubi (CPTM) e 8-Diamante (Via Mobilidade), a Estação Água Branca fica na Avenida Santa Marina, nº 404, e está 64,85% concluída.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

6. Santa Marina

A Estação Santana Marina também fica na Avenida Santa Marina, mas na altura do número 1.158. Será um ponto de acesso à sede da TV Cultura e ao campus da Universidade Paulista (Unip). A taxa de conclusão atualmente é de 66,73%.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

7. Chácara do Jockey

Foi assinado em junho de 2024 o aditivo de contrato com a concessionária ViaQuatro para estudos e projetos de ampliação da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Serão duas novas estações, uma delas a Chácara do Jockey, nas imediações da Av. Professor Francisco Morato, na Vila Sônia.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Para saber mais sobre as obras de expansão da malha de metrô em São Paulo, acesse o Estadão.

Leia mais

Produção e reportagem

Giovanna Castro