Foto: Taba Benedicto/Estadão

São Paulo

Quais as estações mais cheias da Linha 4-Amarela do Metrô de SP?

Dados da concessionária ViaQuatro mostram onde há maior número de passageiros em dias úteis.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Número de passageiros

O Metrô de SP enfrenta queda de 18,7% no nº de passageiros após a pandemia, considerando linhas estaduais e privadas. Para especialistas, a quarentena mudou comportamentos e dinâmicas da economia.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Pontos de lotação

Mesmo com o fluxo menor de passageiros, parte das estações segue lotada em horários de pico. Há projetos de ampliação nas Linha 2-Verde e da Linha 15-Prata (monotrilho).

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Linha 4-Amarela

A Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro, passa pelo centro e pelas zonas sul e oeste de São Paulo em 11 estações, da Luz à Vila Sônia. Há projeto de expansão em curso para mais duas estações, até Taboão da Serra. Em 2024, teve 97 milhões de passageiros transportados no primeiro semestre, ante 111 milhões no mesmo período de 2019, uma queda de 12%.

Foto: Felipe Rau/Estadão

1. Luz

A estação mais cheia na Linha 4-Amarela é a Luz, no centro da cidade, onde há conexão com a Linha 1-Azul e com linhas da CPTM. São, em média, 142 mil passageiros por dia útil, conforme a ViaQuatro, considerando os dados de 2023.

Foto: Paulo Liebert/Estadão

2. Paulista

A segunda estação mais lotada da Linha 4-Amarela é a Paulista, com 112 mil passageiros por dia útil em média. A estação faz conexão com a linha 2-Verde.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

3. Pinheiros

A estação Pinheiros, na zona oeste, é a terceira mais cheia, com 106 mil passageiros em média por dia útil. Ela permite conexão com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM.

Foto: Marcos Müller/Estadão

Quer saber onde o metrô vai crescer nos próximos ano? Acesse o site do Estadão.

Leia mais

Produção e reportagem

Giovanna Castro