Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Brasil no top 100 mundial

Quais são as 2 cidades do Brasil entre as 100 melhores para viver, trabalhar e visitar

Você sabia que o Brasil tem duas representantes entre as 100 melhores cidades do mundo para se viver, trabalhar e visitar? Um levantamento anual da Resonance, empresa global de consultoria, trouxe resultados interessantes para o País em 2024. Veja quais são.

Foto: Wilton Junior/Estadão

63º lugar: Rio de Janeiro

O primeiro município brasileiro a aparecer na lista é o Rio de Janeiro, capital fluminense. “Onde a festa nunca termina”, resumiu a Resonance. A cidade foi muito destacada pela vida noturna agitada, belezas naturais e o carnaval, que atrai milhões de foliões todos os anos.

Foto: Adobe Stock

Cultura e meio ambiente em foco

As festas, no entanto, não foram os únicos aspectos levados em consideração pela empresa. O Rio foi colocado como um ponto cultural pelos seus museus e passeios ao ar livre, sendo citada a famosa Floresta da Tijuca. A Resonance ressaltou ainda que o município vive uma “renovação”.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

27º lugar: São Paulo

A maior metrópole da América Latina é também a 27ª melhor do mundo para se viver, trabalhar e visitar, segundo a empresa global. A identidade cultural foi o grande destaque do município no ranking, especialmente pelas várias nacionalidades que convivem na cidade.

Foto: Felipe Rau / Estadão

‘Vibrante e multifacetada’

A Resonance destacou a miscigenação de culturas como um grande fator positivo, que também a faz ganhar destaque na gastronomia. Para a consultoria, São Paulo é uma das 10 melhores cidades em “amabilidade” e tem um futuro promissor à frente.

Foto: Adobe Stock

Qual é a melhor do mundo, segundo o ranking?

A grande “campeã” do ranking de 2024 da Resonance é Londres, capital da Inglaterra. Assim como São Paulo, o município britânico foi classificado como grande pólo cultural. E, além disso, o nível educacional foi um grande diferencial para ela alcançar o primeiro lugar.

Foto: Adobe Stock

Quais são as cidades brasileiras na lista de melhores do mundo de Oxford?

Leia mais

Produção e reportagem

Fabio Tarnapolsky