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Dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado apontam as rodovias mais longas entre estaduais, concedidas e federais em São Paulo.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Segundo o DER, 835 rodovias atravessam o estado de São Paulo. Considerando as estaduais, 11 mil quilômetros estão concedidos e são supervisionados pela Artesp. Outros 12,9 mil quilômetros são gerenciados pelo governo do Estado. Em uma mesma rodovia, pode haver trechos concedidos e públicos.
Foto: Gilberto Marques/Governo do Estado de São Paul
A Assis Chateaubriand (SP 425) ocupa o quinto lugar, com extensão de 499,8 quilômetros, conforme o DER. Ela tem trechos sob administração da concessionária Eixo SP e liga cidades importantes do interior do Estado, como São José do Rio Preto e Presidente Prudente, chegando até a divisa com o Paraná.
Foto: Governo SP
A Washington Luís (SP 310) é a quarta mais extensa, com extensão de 505 quilômetros, cortando o interior de São Paulo, de Cordeirópolis a Mirassol. Possui trechos sob gestão da Ecorodovias e da Eixo SP.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Em terceiro lugar, vem a Rodovia Presidente Dutra (BR 116), única federal da lista, com 535,8 quilômetros de extensão no trecho que passa pelo Estado de São Paulo. Ela passa pela capital paulista, Vale do Paraíba e chega até o Estado do Rio de Janeiro.
Foto: José Reynaldo da Fonseca/Creative Commons
A Marechal Rondon (SP 300) ocupa a segunda posição, com extensão de 605,6 quilômetros entre Cordeirópolis, no interior do Estado, e a divisa com Minas Gerais. Ela tem trechos sob administração da concessionária ViaRondon, da Via Appia e da Rodovias do Tietê.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
A Raposo Tavares (SP 270) é a rodovia mais extensa do Estado de São Paulo, segundo o DER, com extensão de 644,9 quilômetros. Ela começa na zona oeste da capital paulista e vai até a divisa com o Mato Grosso do Sul. Tem trechos em administração pelo Grupo CCR e pela CART.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Aproveite para ficar sabendo sobre discussões entorno do novo DPVAT, chamado SPVAT. A taxa, recém aprovada, deverá ser para por motoristas como seguro para indenizar vítimas de acidentes de trânsito.
Giovanna Castro