Foto: Andrea Dallevo/Creative Commons

PARA O ALTO, SÃO PAULO

Quais são os 10 picos mais altos de São Paulo?

A região Sudeste do Brasil abriga alguns dos montes mais altos do País, e vários deles estão em São Paulo - alguns chegam a quase 3.000 metros. Conheça as 10 maiores montanhas em território paulista, segundo o IBGE.

Foto: Reprodução/Climatempo

10. Pedra do Selado

A Pedra do Selado, assim como grande parte das localidades da lista, fica na Serra da Mantiqueira, que se estende também por Minas Gerais e Rio de Janeiro. O IBGE considera a estrutura, de 2.082 metros, como de São Paulo, e é um lugar muito procurado por trilheiros.

Foto: Reprodução via youtube/@trilhaspasseios

9. Pico do Tira Chapéu

Pertinho da divisa com o Rio de Janeiro, o Pico do Tira Chapéu, ou Morro do Tira Chapéu, chega a 2.088 metros de altura em seu pico e é imponente na Serra Pedra Azul. Mesmo que seja uma montanha alta, não é de difícil acesso e seu caminho é bem sinalizado.

Foto: Creative Commons

8. Pedra Alta

Também conhecida como Pico da Bacia, a Pedra Alta tem 2.095 metros de altura e destaca-se na Serra da Bocaína por ser uma montanha sem vegetação. A vista lá de cima é deslumbrante, podendo se enxergar quilômetros e mais quilômetros de extensão de pura natureza.

Foto: Ederson Ladeira da Silva/Creative Commons

7. Pico do Itaguaré

O Pico do Itaguaré, na Serra da Mantiqueira, já ‘dispara’ em altura, com 2.308 metros, e está na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. A trilha até o topo consiste de matas altas, baixas e entre rochas, sendo recomendada experiência para escalar o monte.

Foto: Glenda Carqueijo/Estadão

6. Alto Capim Amarelo

O Alto Capim Amarelo se localiza na Trilha do Capim Amarelo, que engloba tanto a Serra da Mantiqueira quanto a Serra Fina, e seu cume é de 2.392 metros. Também está na fronteira entre Minas Gerais e São Paulo e, assim como o Pico do Itaguaré, não é simples de subir.

Foto: Antonio Paulo Pavone/Estadão

5. Pico dos Marins

Outro representante da Serra da Mantiqueira, o Pico dos Marins está, novamente, entre Minas Gerais e São Paulo, mas no caminho até o Rio de Janeiro. Lá do alto, a 2.420,7 metros, é possível enxergar paisagens dos três Estados, mas o percurso até o topo é longo.

Foto: Henrique Boney/Creative Commons

4. Morro do Tartarugão

Mais uma das montanhas parte de travessias na Serra Fina e Serra da Mantiqueira, o Morro do Tartarugão abrange municípios como Queluz (SP), Cruzeiro (SP), Passa Quatro (MG) e Resende (RJ). Para escalá-lo, os trilheiros devem encarar 2.595 metros de subida.

Foto: Henrique Boney/Creative Commons

3. Pico da Cabeça de Touro

O IBGE considera o Pico da Cabeça de Touro, de 2.600 metros, como parte da Serra Fina, mas a trilha também passa pela vizinha Serra da Mantiqueira, como em várias outras montanhas. Perto do Pico dos Três Estados, próximo da lista, pode ser parte de um roteiro conjunto de escaladas.

Foto: Creative Commons

2. Pico dos Três Estados

Como o próprio nome já diz, o Pico dos Três Estados se estende por três unidades federativas, estando localizado, também, na Serra da Mantiqueira. Com 2.665 metros de altitude, está entre as dez maiores montanhas do Brasil e é um destino muito procurado pelos trilheiros de São Paulo, Minas e RJ.

Foto: Julio Ottoboni/Estadão

1. Pedra da Mina

A líder de São Paulo é a Pedra da Mina, na Serra da Mantiqueira, dividindo, mais uma vez, o território paulista com Minas Gerais. Seu pico chega a impressionantes 2.798,2 metros, o que não só o coloca como o maior do Estado como também o quarto mais alto de todo o País.

Foto: Danielle Chaves/Estadão

Quer saber mais sobre São Paulo, ficar ligado nas notícias recentes e em curiosidades?

Leia mais

Foto: Marcelo Motta/reprodução/ICMBio

Produção e reportagem

Fabio Tarnapolsky

Veja mais Web Stories