Foto: Alex Silva /Estadão
A previsão é de que os radares comecem a operar em janeiro de 2025.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Os medidores de velocidade serão instalados nas estradas não concedidas, ou seja, aquelas ainda administradas pelo Estado, por meio do DER, entre elas a Mogi-Bertioga e a Raposo Tavares.
Foto: Epitacio Pessoa/Estadão
Estradas da região metropolitana de São Paulo terão 124 equipamentos, enquanto a região de Campinas vai ganhar 85.
Foto: Epitacio Pessoa/Estadão
As demais regiões com novos radares são as de Taubaté (66 pontos), Rio Claro (61), Itapetininga (49), Presidente Prudente (43), Cubatão (43), Assis (34), São José do Rio Preto (34), Ribeirão Preto (30), Bauru (29), Barretos (22), Araraquara (15), e Araçatuba (14).
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Entre as rodovias, a SP-055, que liga Ubatuba, no litoral norte, a Peruíbe, no litoral sul, terá 41 novos pontos de fiscalização de velocidade. No corredor Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga serão 25 radares.
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A Raposo Tavares, que liga São Paulo ao sudoeste paulista, contará com 22 novos equipamentos de medição e Luiz de Queiroz (SP-304), na região de Piracicaba, contará com mais 16.
Foto: Alex Silva /Estadão
A instalação dos radares é uma das estratégias do Plano de Segurança Viária do governo estadual que prevê reduzir, até 2030, ao menos à metade a taxa estadual de mortes no trânsito.
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Novos equipamentos são mais modernos e eficientes, já que, além de fiscalizar a velocidade e fazer a contagem dos veículos, farão a leitura automática das placas e transmissão em tempo real para uma central do departamento.
Foto: Alex Silva /Estadão
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José Maria Tomazela