Foto: Estadao
Escolha de projeto arquitetônico vencedor, em agosto, é mais um passo no plano da gestão estadual de transferir a sede administrativa para a Praça Princesa Isabel, no centro da capital
Foto: Ópera Quatro Arquitetura
O projeto vencedor é do escritório Ópera Quatro Arquitetura, cuja ideia é criar uma esplanada da Praça Princesa Isabel até o Palácio dos Campos Elíseos, com quatro edifícios projetados em quatro quadras perto da praça.
Foto: Werther Santana/Estadão
O projeto deve englobar o quadrilátero formado pela Av. Duque de Caxias, as alamedas Dino Bueno, Ribeiro da Silva e Barão de Limeira. A esplanada será instalada onde hoje estão o Terminal de Ônibus Princesa Isabel e o parque homônimo.
Foto: Felipe Rau/Estadão
A previsão é de que as obras comecem em 2025, com a conclusão em 2028. O custo, feito por meio de Parceria Público Privada (PPP), é estimado em R$ 4 bilhões.
Foto: Instituto dos Arquitetos do Brasil/Reprodução
Aproximadamente 22 mil servidores serão transferidos para os novos prédios. A proposta é de que o pavimento térreo seja aberto ao público com fachadas ativas, que terão comércio e serviços para manter o centro aquecido após o expediente.
Foto: Estadao
Ruas próximas à Praça Princesa Isabel, perto da estátua de Duque de Caxias, têm pequenos comércios e prédios residenciais...
Foto: Estadao
O projeto prevê prédios de diferentes tamanhos, unidos por passarelas, para abrigar as secretarias e órgãos estaduais.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Cercada por grades para evitar o fluxo de dependentes químicos, como era com a Cracolândia em 2022, a Praça Princesa Isabel virou parque. Pela proposta escolhida pelo governo, daria lugar à...
Foto: Instituto dos Arquitetos do Brasil/Reprodução
...Esplanada até o Palácio dos Campos Elíseos, com prioridade para a circulação de pedestres. Em volta, são previstos dois edifícios justapostos, e a construção de um prédio com mais de 7 mil m².
Foto: Werther Santana/Estadão
Outra mudança é transferir a Secretaria de Justiça e Cidadania, hoje na Sé, para o Palácio dos Campos Elíseos (foto), antiga sede do Museu das Favelas, também na região central.
Foto: Reprodução/Instagram
O Palácio dos Bandeirantes será mantido como residência oficial de Tarcísio e sede do acervo artístico-cultural. Secretarias mais próximas do governador - como Comunicação, Casas Militar e Civil - seguem no bairro da zona sul.
Foto: Werther Santana/Estadão
Entre os pontos criticados por especialistas, estão a possibilidade de demolir o terminal de ônibus Princesa Isabel e sobre as desapropriações associadas ao empreendimento.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
A gestão estadual diz que haverá diálogos com a população por meio de audiências públicas para ouvir sugestões de melhorias. Afirma ainda que construirá mais de 6 mil moradias para a população de baixa renda.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Sobre o Terminal Princesa Isabel, o governo diz que analisa com a Prefeitura “a melhor opção de local” para transferir as operações e garante que a população continuará sendo atendida.
Foto: Estadao
Conheça mais os detalhes da nova sede do Governo de São Paulo na matéria especial do Estadão
Gonçalo Júnior
Caio Possati