Foto: Werther Santana/Estadão
Quer fugir dos bloquinhos, mas aproveitar os dias de folga na cidade? Então confira estas opções.
Foto: Reprodução/Instagram: @centroculturalfiesp
No Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, esta exposição utiliza dados das transformações da sociedade contemporânea e da cidade de São Paulo para criar projeções imersivas.
Foto: Reprodução/Instagram: @centroculturalfiesp
A atração une dados históricos, arte e tecnologia para criar uma dimensão visual das transformações sociais ao longo do tempo. A entrada é gratuita.
Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo
Que tal visitar o Planetário Ibirapuera e ver o céu da cidade de uma forma que você nunca viu antes? Essa atração, no Parque Ibirapuera, mostra aquilo que deixamos de ver por conta da poluição luminosa e do crescimento urbano.
Foto: JF Diório/Estadão
Primeiro construído no Brasil, em 1957, o Planetário Ibirapuera é tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio da cidade e do Estado. Para visitar, é preciso agendar horário, comprando ingresso pela internet.
Foto: Marcelo Chello/Estadão
O Museu do Ipiranga, que reabriu em setembro de 2022, terá ingressos gratuitos para visitação na segunda-feira do carnaval, dia 12.
Foto: Robson Fernandes/Estadão
Lá, é possível visitar 11 exposições de longa duração e famosa pintura “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo, que retrata Dom Pedro I declarando a independência do Brasil.
Foto: Werther Santana/Estadão
Para os amantes de história do Antigo Egito e tecnologia, esta exposição no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, traz a história do faraó Tutankamon com muita tecnologia.
Foto: Giovanna Castro/Estadão
A atração conta com réplicas de peças de Tutankamon, como sua máscara funerária e múmia, além de duas salas de realidade virtual, onde é possível vivenciar o interior e o exterior da sua tumba utilizando óculos tecnológicos especiais.
Foto: Nilton Fukuda/ Estadão
O feriado prolongado também é uma ótima oportunidade para visitar o Aquário de São Paulo e ver a rica exposição de animais. Ele fica na região do Ipiranga, na zona sul.
Foto: null
O Aquário está, inclusive, com promoção especial para visitações no carnaval. Os ingressos comprados pelo site custam R$ 90 para todos os públicos – em dias normais, o valor da inteira é R$ 110.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
O museu de ciências Catavento também estará aberto durante o carnaval e é uma ótima opção de passeio, com amigos ou a família.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
A exposição conta com quatro seções e fala sobre o universo, a vida, as engenharias da física e da química e a conexão entre ciência e sociedade. O museu fica no Parque D. Pedro II, no centro.
Foto: Reprodução/Instagram: @feberenguel
A exposição da carioca Renata Adler no Farol Santander, cartão-postal do centro de São Paulo, é uma instalação imersiva, onde ela convida o público a entrar numa floresta cheia de camaleões.
Foto: Reprodução/Instagram: @feberenguel
Para a composição da instalação, a artista criou mais de 250 camaleões de madeira e 30 aquários, que ocupam um andar do Farol Santander. Quem visitar ainda pode conferir uma das melhores vistas da cidade.
Foto: Werther Santana/Estadão
Os imigrantes têm papel importante na formação do Brasil e, por isso, nada mais justo que um museu inteiramente dedicado a contar essas histórias.
Foto: Werther Santana/Estadão
O Museu da Imigração, no Brás, estará aberto durante o carnaval. Ele trata de experiências, memórias e identidades de imigrantes e descendentes de japoneses, italianos, entre outras nacionalidades que vieram para São Paulo.
Foto: Tiago Queiroz
Para saber mais sobre como se divertir em São Paulo neste carnaval, leia o Estadão.
Giovanna Castro