Foto: TABA BENEDICTO/ ESTADAO
Eventos da vinicultura começam no meio de janeiro, mas é recomendado que as reservas sejam feitas antes; escolha sua predileta
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Muito mais do que ser um especialista de vinho, o turista que busca o enoturismo deseja apreciar uma boa bebida e as paisagens belíssimas das propriedades. O bônus é ainda maior quando a viagem ganha experiências únicas.
Foto: TABA BENEDICTO/ ESTADAO
Um dos favoritos dos turistas é a vindima, a colheita do fruto na parreira, que no Sudeste do País ocorre duas vezes no ano por conta da dupla poda.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Em Jundiaí, tais celebrações coincidem com a Festa da Uva da cidade, que tem início no dia 12 de janeiro. As vinícolas Oliveira, Saccomani e a Castanho são algumas das que promovem o evento.
Foto: LEO MARTINS
Em São Roque, a vinícola Casa da Árvore, que oferece a experiência de fazer seu próprio espumante, faz sua vindima nos três primeiros finais de semana de fevereiro.
Foto: TABA BENEDICTO/ ESTADAO
Já a Vinícola Góes faz uma festa com três eventos distintos: Vindima Tradicional, Vindima Sunset e um Tour Especial. Todos contam também com a pisa das uvas. As festividades começam no dia 25 de janeiro.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Em Andradas (MG), a celebração fica por conta da vinícola São Geraldo que terá vindimas no dia 25 de janeiro e oito de fevereiro.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Todos os lugares citados aqui já foram visitados pelo Estadão e estão disponíveis com dicas para você também planejar a sua viagem.
Ana Lourenço
Ana Lourenço