Foto: Adobe Stock
Modalidade não é indicada só para quem quer ficar forte
Foto: Adobe Stock
Estudos recentes mostram que a musculação, comumente associada ao ganho de músculos e ao desenvolvimento de força, traz muitos outros benefícios para o corpo e a mente. A seguir, confira algumas dessas vantagens.
Foto: Adobe Stock
Os treinos gastam calorias, mas os benefícios continuam depois, por meio do consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC), que permite que o gasto calórico continue por até 72 horas.
Foto: Adobe Stock
A flexibilidade traz benefícios como a manutenção ou ganho da amplitude de movimento, melhorando a performance para as atividades físicas e da vida diária em geral.
Foto: Adobe Stock
Estudo da USP publicado no Journal of Physical Education and Sport apontou que os treinos de resistência de intensidade moderada têm o poder de aliviar a dor lombar crônica.
Foto: Adobe Stock
A musculação fortalece os membros, inclusive as pernas, melhorando a estabilidade e o equilíbrio, além de estimular a produção de massa óssea. Aliados à melhor postura garantida pelos exercícios, esses são fatores cruciais para evitar quedas.
Foto: dmitrii khitrin/Adobe Stock
Ao aumentar a força e a resistência muscular, além de evitar quedas, a musculação possibilita maior independência, inclusive para idosos e pessoas com deficiência.
Foto: Adobe Stock
Confira mais 4 benefícios menos conhecidos da musculação:
Millena Grigoleti Barros
Gabriel Damasceno