Foto: Adobe Stock
Confira as bebidas mais indicadas para as gestantes
Foto: Adobe Stock
Quem está esperando um bebê precisa modificar alguns hábitos na rotina, como moderar no consumo de café, por causa da cafeína. Nesse sentido, o mesmo vale para os chás verde, preto, branco e mate, que ofertam a substância.
Foto: HighwayStarz/Adobe Stock
Mas há vários tipos de chás que podem ser consumidos por gestantes. Confira, a seguir, as indicações da nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).
Foto: Oleshko Artem/Adobe Stock
Segundo Vanderlí, esse chá é excelente para reduzir náuseas e vômitos com segurança. Os gingerois e shogaois presentes na bebida também aumentam a atividade do sistema imunológico. “É ótima para ser consumida em qualquer fase da gestação”, diz.
Foto: Adobe Stock
“Esse chá é excelente digestivo e também auxilia no tratamento de náuseas”, diz Vanderlí. É levemente calmante e pode ser utilizado em qualquer etapa da gravidez – mas até 500 mililitros por dia. “Pode ser consumido após as refeições e também antes de dormir”.
Foto: Adobe Stock
É fonte de mentol, um óleo essencial que inibe o excesso de movimento estomacal, sendo bastante útil no tratamento de náuseas, informa Vanderlí. Também beneficia o intestino. A nutricionista recomenda 500 mililitros por dia, no máximo.
Foto: Holly Hatchett/Adobe Stock
“Esse chá é excelente para reduzir o estresse, porque atua em receptores que acalmam”, diz Vanderlí. Também melhora o sono. Ela indica ferver duas colheres de sopa da planta picada em um litro de água por 5 minutos e depois deixar amornar antes de beber.
Foto: Adobe Stock
“Essa planta anti-inflamatória é ótima para melhorar a digestão”, afirma Vanderlí. Por causa desse efeito, a nutricionista diz que a bebida pode trazer alívio sobretudo no terceiro trimestre de gravidez. “Beba, no máximo, meio litro”, indica.
Foto: Galina Semenko/Adobe Stock
Confira o perfil de oito tipos populares de chás:
Thaís Manarini
Beatriz Bulhões