Foto: Adobe Stock
Confira informações importantes sobre esses produtos
Foto: Adobe Stock
No geral, os multivitamínicos são suplementos nutricionais que contêm mais de um tipo de vitamina em suas cápsulas. Também chamados de polivitamínicos, podem incluir também alguns minerais. A seguir, veja informações importantes sobre eles.
Foto: Adobe Stock
No Brasil, a procura por esse tipo de produto cresce ano a ano. Há estudos indicando que o uso de suplementos vitamínicos aumentou 48% entre 2015 e 2020.
Foto: Roman chekhovskoy/Adobe Stock
“Em uma população que não está exposta à carência nutricional, o uso de multivitamínicos não vai mudar muita coisa”, afirma Fábio Moura, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Foto: Adobe Stock
A suplementação vitamínica faz sentido quando existem sintomas de deficiência nutricional, que podem ser cansaço, perda de peso, alterações no funcionamento intestinal e até problemas cognitivos. O déficit pode ser acusado por meio de exames.
Foto: Adobe Stock
As pessoas só devem usar suplementos com o acompanhamento de um nutricionista, farmacêutico ou médico. Até porque é o profissional de saúde que deve avaliar qual nutriente deve ser reposto por meio de suplementação.
Foto: Adobe Stock
De acordo com os especialistas, os riscos associados aos multivitamínicos são baixos. No geral, pessoas com problemas renais devem estar mais atentas, porque o hábito de consumir esses produtos pode sobrecarregar os rins, que filtram os excessos do organismo.
Foto: Adobe Stock
Quem deve tomar suplemento de vitamina D? Confira:
Bárbara Giovani
Layla Shasta