Foto: Vadym Drobot
Há cuidados essenciais para garantir a prática segura
Foto: oneinchpunch/Adobe Stock
Considerada uma atividade acessível e de baixo custo, a corrida é uma das opções para sair do sedentarismo. Mas praticá-la exige comprometimento, disciplina e orientação adequada para evitar lesões. Veja as principais recomendações.
Foto: S
Estar com a saúde em dia é fundamental para começar uma atividade física. Por isso, é importante realizar um check-up.
Foto: Yuri Arcurs
Isso é importante para quem está começando no esporte, já que muitas dúvidas podem surgir durante o processo. O acompanhamento permitirá um treino mais seguro e estruturado.
Foto: WayHome
O calçado é outro fator importante, mas ainda existem mitos envolvendo a escolha. A dica é usar tênis mais leves, que permitam sentir os pés estáveis no solo. Não precisa exagerar no amortecimento, o modelo deve ser confortável e neutro.
Foto: Pierluigi Palazzi
Dê preferência para shorts ou bermudas leves e para camisetas que permitam a evaporação do suor. Use meias confortáveis e que não retenham a umidade.
Foto: Ivanko Brnjakovic
Ao começar a correr, crie metas mensuráveis e que tenham um tempo bem definido. Por exemplo: para quem nunca correu, o primeiro desafio seria correr 30 minutos sem parar, para depois fazer 5 km. A partir daí, é preciso ter paciência com a evolução.
Foto: mladen mitrinovic
Confira mais dicas para começar a correr
Fernanda Bassette (Agência Einstein)
Layla Shasta