Foto: Adobe Stock
Confira as vantagens de colocar a planta na rotina
Foto: Adobe Stock
A beldroega faz parte do grupo das plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Segundo a nutricionista e fitoterapeura Vanderlí Marchiori, ela é muito usada na Europa e também em países asiáticos. Confira, a seguir, motivos para consumi-la.
Foto: Adobe Stock
A composição da planta faz com que ela tenha efeitos positivos na saúde. Entre as substâncias encontradas na beldroega estão flavonoides, alcaloides e polissacarídeos. Vanderlí destaca as portucalanones e oleraceínas.
Foto: Adobe Stock
Vanderlí conta que a beldroega tem ação antioxidante, então protege as nossas células contra os radicas livres. “Assim, reduz a morte de neurônios”, diz. Além disso, evita a perda de dopamina (hormônio ligado ao bem-estar) e inibe mecanismos relacionados ao Parkinson.
Foto: Adobe Stock
A beldroega ajuda a aumentar a sensibilidade à ação da insulina – hormônio que tira o açúcar de circulação para transformar em energia.
Foto: Adobe Stock
Segundo Vanderlí, a beldroega ainda favorece o controle do colesterol LDL (considerado ruim) e dos triglicérides. São efeitos positivos na prevenção de eventos cardíacos.
Foto: Adobe Stock
A beldroega pode ser consumida como hortaliça folhosa, seja crua ou cozida. Entra em sopas, saladas, molhos e até mesmo em sucos. Também é possível ingerir suas sementes.
Foto: Adobe Stock
Confira as vantagens de consumir ora-pro-nóbis:
Thaís Manarini
Layla Shasta