Foto: Adobe Stock
Bebida está cada vez mais popular
Foto: Adobe Stock
A planta vinagreira, que dá origem ao chá de hibisco, é originária da África com adaptação aos trópicos. Segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), a espécie possui propriedades interessantes. A seguir, veja destaques.
Foto: huawoon/Adobe Stock
A planta é cheia de substâncias valiosas, como vitamina C, ácidos orgânicos, flavonoides, pro-antocianidinas e antocianinas, compostos conhecidos pelo potencial antioxidante e anti-inflamatório.
Foto: Jacob Lund/Adobe Stock
Segundo Vanderlí, o hibisco tem ação neuroprotetora. “Existem publicações que o mencionam como protetor depois de isquemia cerebral”, diz. “Ele melhora a circulação intracraniana”, acrescenta.
Foto: NanTua/Adobe Stock
Alguns trabalhos apontam para a relação entre o hibisco e o melhor controle tanto das taxas de colesterol como da pressão arterial. As duas ações beneficiam o sistema cardiovascular.
Foto: TRIocean/Adobe Stock
A nutricionista explica que as pro-antocianidinas e as antocianinas ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação em geral. Embora isso não signifique perda de peso, pode representar alterações nas medidas corporais.
Foto: Nicole Kandi/Adobe Stock
Outro ponto que conta a favor do chá de hibisco é que, em geral, ele entra no lugar de outras bebidas. Se ocupar o espaço de líquidos calóricos, isso já é uma vantagem no processo de emagrecimento.
Foto: annapustynnikova/Adobe Stock
Já ouviu falar no poder emagrecedor do chá verde? Veja se faz sentido.
Thaís Manarini
Layla Shasta