Foto: Aksana/Adobe Stock
Bebida tem boa fama entre profissionais de saúde
Foto: Iryna/Adobe Stock
O suco de uva integral coleciona elogios de nutricionistas e outros profissionais da saúde. A seguir, entenda os motivos – e como tirar proveito da bebida na rotina.
Foto: Atlas/Adobe Stock
A ciência vem reforçando que não existe limite seguro para o consumo de álcool. Isso vale para o famoso vinho tinto, que de fato tem compostos benéficos. Mas dá para aproveitar essas substâncias no suco de uva integral.
Foto: Alexey Achepovsky/Adobe Stock
A fruta é rica em polifenóis, em especial as antocianinas, que dão a coloração roxa. Ainda tem quercetina, resveratrol, ácidos fenólicos, além de vitaminas e minerais.
Foto: lev dolgachov
Juntos, esses elementos apresentam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que são potencializados e estão por trás de benefícios como a proteção cardiovascular.
Foto: kovalto
“Há ainda efeitos na função cognitiva, no fluxo sanguíneo no cérebro e proteção dos neurônios contra danos causados pela baixa oxigenação”, afirma a bióloga Ivana Cruz, professora da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
Foto: Kati Neudert
A bebida é facilmente encontrada em supermercados. Mas atenção com embalagens que trazem nomes como “néctar” ou “refresco”. Nada disso é suco de verdade. Procure produtos que tragam designações como “100% suco de uva” ou “suco de uva integral”.
Foto: fotoknips
Entenda por que não existe consumo seguro de álcool:
Regina Célia Pereira
Layla Shasta