Foto: Adobe Stock
Quando alterada, essa glândula pode disparar sintomas no corpo inteiro
Foto: Adobe Stock
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço e que tem como principal função produzir dois hormônios: T3 e T4. Ambos regulam diversas funções no corpo. Tanto a falta como o excesso desses hormônios disparam sintomas. A seguir, veja os principais.
Foto: Adobe Stock
Trata-se de um sintoma comum ligado ao hipotireoidismo, ou seja, a baixa produção de T3 e T4, que, como explicamos, rege o funcionamento do corpo inteiro.
Foto: Adobe Stock
O hipertireoidismo pode fazer o coração bater mais rápido e forte, causando taquicardia, palpitações ou até mesmo problemas mais graves. Já no hipotireoidismo a frequência cardíaca tende a ser mais fraca do que o esperado – condição chamada de bradicardia.
Foto: Adobe Stock
Desânimo, tristeza e depressão podem ser sinais de uma queda na produção dos hormônios da tireoide. Por outro lado, em caso de irritabilidade, insônia, ansiedade, dificuldade de concentração e perda de memória, é possível desconfiar que eles estejam elevados.
Foto: Adobe Stock
Prisão de ventre é um sintoma comum do hipotireoidismo, já que o quadro pode levar à diminuição dos movimentos do intestino. O hipertireoidismo, por sua vez, pode acelerar o trânsito intestinal, favorecendo diarreias.
Foto: Adobe Stock
Manter uma dieta rica em nutrientes essenciais, particularmente ácidos graxos ômega-3, pode influenciar positivamente a função cognitiva e ajudar a preservar o raciocínio apurado.
Foto: Adobe Stock
Por que o cabelo cai? Quando se preocupar?
Layla Shasta
Layla Shasta