Foto: Jose Calsina/Adobe Stock

Saúde mental

6 dicas para fazer e manter amizades

Ter amigos é fundamental para uma vida plena e saudável

Foto: Adobe Stock

A importância das amizades

Pesquisas mostram que relacionamentos próximos são essenciais para uma vida saudável. As pessoas que podem contar com uma rede de relacionamentos íntimos e solidários têm mais condições de enfrentar crises de ansiedade e depressão, por exemplo.

Foto: Adobe Stock

Controle de estresse

A teoria é que as amizades próximas nos ajudam a regular o estresse durante momentos desafiadores, explica Robert Waldinger, professor de psiquiatria da Harvard Medical School. Confira, a seguir, como construir e manter amizades.

Foto: Adobe Stock

1- Replante o relacionamento

Mude o cenário e varie os lugares onde vocês socializam. Replantar uma amizade ajuda as pessoas a mostrarem lados diferentes de si mesmas, o que aprofunda os vínculos.

Foto: Adobe Stock

2- Seja vulnerável

Conte a um amigo sobre seus problemas. As pessoas se espelham umas nas outras nas conversas. Se você não se permitir ficar vulnerável, a outra pessoa também não vai dizer tudo.

Foto: Chris Joubert/Adobe Stock

3- Diga a seus amigos que eles são importantes

As pessoas muitas vezes escolhem relacionamentos de acordo com o risco de serem rejeitadas. Quando dizemos a uma pessoa que ela é importante para nós e somos gratos por ela, estamos dizendo: “Não vou rejeitar você”.

Foto: Josep Anton Rosell/Adobe Stock

4- Faça pequenos gestos

Alguns exemplos são enviar mensagens de texto a três amigos todas as manhãs e reservar um tempo na agenda para encontros periódicos.

Foto: Joel Marmolejos/Adobe Stock

5- Esteja lá para seus amigos

Você não precisa dizer “sim” a todos os convites, mas é importante estar presente nos “momentos cruciais”, seja um noivado, uma promoção no emprego – ou talvez uma demissão ou divórcio.

Foto: Adobe Stock

6- Saiba ouvir

É importante demonstrar interesse e atenção total ao que um amigo está dizendo. Quando uma pessoa precisa de ajuda, ela procura um amigo que seja receptivo.

Foto: Adobe Stock

Confira como fortalecer o “músculo da felicidade”:

Texto

Teddy Amenabar (The Washington Post)

Produção

Layla Shasta