Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com/A
Fruta coleciona compostos benéficos e é alvo de estudos
Foto: Adobe Stock
O Brasil foi o primeiro país da América a cultivar a mangueira, trazida pelos portugueses no século 16. Desde então, o seu fruto se tornou um sucesso nacional e é o mais exportado do País. Veja, a seguir, razões para comer manga.
Foto: Adobe Stock
A manga é rica nas vitaminas A e C. Essa dupla protege o organismo contra os malefícios causados por radicais livres, moléculas que danificam as células e aceleram o envelhecimento dessas estruturas, o que aumenta o risco de diversas doenças, incluindo o câncer.
Foto: Adobe Stock
A vitamina C está na linha de frente do fortalecimento do sistema imunológico, além de ter efeito anti-inflamatório. Ela ajuda, por exemplo, na resistência às infecções e cicatrização de feridas.
Foto: Lustre/Adobe Stock
A vitamina A é especialmente importante para a integridade da pele, o maior órgão do corpo, além de resguardar as mucosas (que atuam como barreiras contra infecções).
Foto: Adobe Stock
Os carotenoides zeaxantina e luteína merecem menção especial quando se fala no fruto da mangueira. Eles têm uma ação antioxidante muito associada à proteção dos olhos, ajudando na nitidez e qualidade da visão.
Foto: Adobe Stock
A manga apresenta fibras, substâncias essenciais para o bom funcionamento intestinal. Mas, aqui, vale atenção à variedade, já que algumas não têm fiapos e não concentram essa valiosa substância. Nesse sentido, o tipo Tommy é boa pedida.
Foto: Adobe Stock
A manga é uma fruta gostosa, reconhecida por seu sabor doce. Mas, justamente pelo valor calórico e pela presença do açúcar natural da fruta, cabe moderação.
Foto: Morguefile
Confira 9 combinações de alimentos que fazem muito pela saúde:
Layla Shasta