Foto: valya82/Adobe Stock

Alimentação

7 alimentos aliados contra o câncer

Em estudos, os chamados vegetais crucíferos aparecem como aliados contra tumores

Saiba mais

Foto: Yaruniv Studio/Adobe Stock

Evidências

Segundo uma pesquisa publicada no periódico Journal of Food Science, vegetais crucíferos são aliados contra o câncer – trata-se de uma relação que vem de longa data.

Foto: chamillew/Adobe Stock

Motivos

Esse grupo oferece fibras, compostos sulfurosos, uma substância chamada Indol-3-carbinol, carotenoides e muitas vitaminas – um combo considerado protetor. A seguir, veja quem são os principais representantes dos crucíferos.

Foto: uckyo/Adobe Stock

Agrião

Um de seus destaques é a concentração de antioxidantes como a vitamina C e os carotenoides. O sabor picante incrementa saladas e sanduíches, entre outras preparações.

Foto: tycoon171/Adobe Stock

Brócolis

Os brócolis estão entre os maiores fornecedores de compostos sulfurosos, precursores do sulforafano. Para aproveitar toda a riqueza, a recomendação é prepará-los no vapor.

Saiba mais

Foto: okkjah420/Adobe Stock

Couve-de-bruxelas

A hortaliça pequenina também oferece compostos de potencial anticâncer, caso dos isotiocianatos. Entra no preparo de saladas, mas serve como acompanhamento de carnes, aves e massas.

Foto: neil Langan

Couve-flor

Excelente fonte de fibras, as aliadas do funcionamento do intestino. Uma das receitas mais famosas é a couve-flor gratinada, mas ela fica deliciosa em sopas e cremes.

Foto: juliana/Adobe Stock

Couve-manteiga

Muito presente na culinária mineira, a couve pode ser refogada e temperada com alho. Também tem feito sucesso no preparo de sucos verdes, receita que preserva boa parte da vitamina C, um de seus nutrientes de destaque.

Foto: kegfire/Adobe Stock

Repolho

Uma de suas versões, a roxa, contém antocianinas, grupo de pigmentos de ação antioxidante. Mas o repolho branco também concentra compostos protetores, caso dos flavonoides.

Foto: lilechka75/Adobe Stock

Rúcula

Outra representante da família que é levemente picante. Ela contém luteína e a zeaxantina, dupla de carotenoides que protegem as células de danos oxidativos.

Foto: Paulina/Adobe Stock

Veja os benefícios da taioba:

Leia aqui

Texto

Regina Célia Pereira (Agência Einstein)

Produção

Layla Shasta