Foto: chayathon2000 - stock.adobe.com/Adobe stcok
A bebida oferece muito mais do que cafeína
Foto: Adobe Stock
“O café é considerado um alimento funcional e consumi-lo diariamente é um hábito saudável”, garante a nutricionista Mônica Pinto, da Associação Brasileira de Café. Confira, a seguir, os principais motivos para cultivar o hábito.
Foto: fotogiunta - stock.adobe.com/Adobe st
Além da famosa cafeína, a bebida contém minerais, vitaminas, diterpenos e ácidos clorogênicos. Não precisa decorar os nomes complexos, basta saber que esse combo é considerado responsável por diversos benefícios.
Foto: Irina Tischenko/Adobe Stock
Várias substâncias do grão funcionam como antioxidantes naturais – elementos que blindam as células dos danos provocados por moléculas instáveis chamadas radicais livres. Isso ajudaria a evitar o desenvolvimento de diferentes doenças.
Foto: Oleksandr Kotenko/Adobe Stock
“De acordo com estudos observacionais, que acompanham milhares de indivíduos por anos, claramente quem toma café tem redução no risco de infarto”, conta o cardiologista Luiz Antonio Machado César, diretor da Unidade de Coronariopatia Crônica do InCor (SP).
Foto: Adobe Stock
Um dos polifenóis mais potentes e abundantes do café é o ácido clorogênico, que, segundo alguns estudos, melhora a sensibilidade à insulina e o controle do açúcar no sangue.
Foto: Adobe Stock
Uma análise de mais de 200 revisões relacionou a bebida à proteção contra numerosos tipos de câncer e distúrbios neurológicos, metabólicos e hepáticos. O hábito, no fim das contas, diminuiu a possibilidade de morte em geral.
Foto: Drobot Dean/Adobe Stock
É uma ótima bebida para tomar no momento pré-treino, já que aumenta a disposição e a resistência na hora de praticar esportes.
Foto: Adobe Stock
A cafeína é reconhecida por seu poder estimulante do sistema nervoso. Por isso, ajuda a manter o estado de alerta e o foco.
Foto: Adobe Stock
O ideal é tomar de três a quatro xícaras por dia. Se for do tipo filtrado, dá para beber entre 400 e 600 ml. Mas vale ressaltar que cada indivíduo tem seu próprio limite. Não o ultrapasse.
Foto: MiguelAngelJunquera/Adobe Stock
Será que beber de barriga vazia faz mal? Confira: