Foto: aufapic /.adobe.stock
Fruto amazônico dá origem a creme que é popular no Brasil inteiro
Foto: Brarymi /adobe.stock
O açaí oferece as vitaminas A, C e E, parceiras da saúde ocular e da imunidade, além de algumas integrantes do complexo B. Entre os minerais, destacam-se o magnésio e o potássio, essenciais aos músculos.
Foto: Ivan /adobe.stock
A bióloga Ivana Cruz, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acrescenta ainda a quantidade de fibras do fruto. “Oferece mais do que a manga, o abacaxi ou a laranja”, compara.
Foto: XM4THX /adobe.stock
O açaí reúne gorduras poli-insaturadas e das monoinsaturadas – as responsáveis pela fama do azeite de oliva. Inclusive, aquela textura cremosa das tigelas é consequência dessa parcela gordurosa.
Foto: natalia /adobe.stock
Mas o que chama mais a atenção dos cientistas é a soma de compostos conhecidos como polifenóis. Eles proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. É por isso que o açaí desponta em tantas pesquisas.
Foto: yennyleen /adobe.stock
Além de garantir disposição, o fruto apresenta efeitos protetores às artérias e ao cérebro. Também há evidências de impactos no humor.
Foto: Atilio/adobe.stock
“Existem produtos no mercado que contêm xarope de glicose na formulação”, avisa a nutricionista Maísa Mota Antunes, da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesse caso, além de muito mais doces, eles podem apresentar o dobro do valor calórico.
Foto: natalia /adobe.stock
O ideal é priorizar a polpa congelada, de preferência feita exclusivamente de açaí, sem acréscimos de xarope de guaraná, entre outros incrementos.
Foto: Odu Mazza /adobe.stock
Outra orientação é evitar ingredientes como leite condensado, paçoca, confeitos e por aí vai. Para não colocar os benefícios a perder, a sugestão é combinar com frutas como o morango, o kiwi, a banana, a uva…
Foto: natalia /adobe.stock
Confira mais vantagens do açaí na reportagem completa.
Regina Célia Pereira
Beatriz Bulhões