Foto: Bowonpat /adobe.stock
Ele faz parte do time dos vegetais verde-escuros, que concentra substâncias poderosas. Aprenda a tirar proveito no dia a dia
Foto: LIGHTFIELD STUDIOS/adobe.stock
Brócolis, rúcula e agrião são representantes dos vegetais verde-escuros. Eles têm, em comum, clorofila e outros pigmentos. É o caso dos carotenoides, de potente ação antioxidante – ou seja, blindam as células de danos.
Foto: Anette Linnea Rasmus /adobe.stock
Para ter ideia, há evidências de que compostos encontrados nas verduras verde-escuras ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Eles também são ligados à proteção da visão.
Foto: Brent Hofacker /adobe.stock
Esse vegetal ainda oferece sais minerais como o potássio, que atua contra a hipertensão arterial, além de boas doses de ferro e cálcio.
Foto: iamporpla/adobe.stock
Para manter o frescor de um dia para o outro, coloque os talos imersos em uma vasilha com água gelada, ensina a pesquisadora Milza Moreira Lana, da Embrapa Hortaliças, em Brasília. O melhor é comer logo.
Foto: AlcelVision /adobe.stock
Seu sabor picante faz a diferença em saladas. Também vai bem em ensopados e na carne de panela. O ideal é incluir ao final das preparações.
Foto: adobe stock
Quer saber mais sobre o grupo dos vegetais verde-escuros?
Regina Célia Pereira
Beatriz Bulhões