Foto: Adobe Stock

Saúde

Além do esquecimento: conheça sinais de Alzheimer atípico

Esses subtipos podem começar com alterações nos olhos, no olfato ou no comportamento. Embora sejam menos comuns, merecem atenção, já que os sinais podem ser confundidos com outros quadros

Foto: Richard Villalon/Adobe Stock

Sintomas de Alzheimer

Eles se dividem entre amnésicos e não amnésicos. O primeiro grupo é ligado à perda total ou parcial de memória e equivale a 94% dos casos acima de 65 anos. O segundo grupo diz respeito às formas atípicas da doença e responde pelos 6% restantes na maioria dos pacientes.

Foto: Adobe Stock

Prevalência

Para ter ideia, de 1,2 milhão de casos no Brasil, 72 mil são das formas atípicas, que compreendem cinco variantes. A seguir, conheça mais sobre cada uma.

Foto: Marcos Müller

Visual

Neste caso, o paciente tem visão normal, mas o cérebro não consegue reconhecer o que vê. Costuma ocorrer dificuldade para localizar objetos. Por achar que se trata de um problema de visão, a pessoa tende a procurar um oftalmologista.

Foto: Marcos Müller

Linguagem

Esse subtipo é percebido pela dificuldade de nomear coisas ou encontrar palavras. Em resumo, a fala é pouco fluente, pausada e com ritmo lento. O indivíduo tenta completar frases e concluir raciocínios, mas, por causa de um repertório vocabular reduzido, não consegue.

Foto: Marcos Müller

Disexecutiva

O nome complicado define a falta de clareza ao planejar e organizar as tarefas do dia a dia, como sacar dinheiro, fazer compras e preparar o almoço. E, se algo não sair como esperado, não consegue pensar num “plano B”.

Foto: Marcos Müller

Comportamental

Como o nome já diz, as mudanças de comportamento surgem antes das alterações cognitivas como primeiros sintomas. Quem era apático torna-se desinibido e vice-versa. E não para por aí. Outros sinais: irritação, agressividade, mau humor, perda de empatia.

Foto: Marcos Müller

Motora

Aqui, são observados sintomas parecidos aos do Parkinson, como lentidão, rigidez e desequilíbrio. Mas há diferenças, como a distonia e as mioclonias, que são contrações musculares involuntárias semelhantes a espasmos.

Foto: Adobe Stock

Conheça outros sintomas considerados precoces e entenda como prevenir a doença.

Leia mais

Reportagem

André Bernardo

Produção

Beatriz Bulhões

Veja mais Web Stories