Foto: Nurul/Adobe Stock

Alimentação

Alimentos preparados na AirFryer são seguros para a saúde? Investigamos

Como essas fritadeiras funcionam? É saudável comer alimentos preparados nelas? Esses equipamentos levam à formação de substâncias tóxicas nas refeições? Tiramos essas e outras dúvidas.

Foto: Brebca/Adobe Stock

Funcionamento

As fritadeiras elétricas funcionam por meio da transferência de calor. Dentro dos aparelhos existem hélices responsáveis por fazer circular ar quente – que conduz a sua alta temperatura para o alimento, aquecendo-o.

Foto: anekoho/Adobe Stock

Elas são como pequenos fornos de convecção, usados em restaurantes. O ar aquecido circula por um ventilador na parte traseira do forno. Sendo menores, aquecem os alimentos rapidamente.

Foto: div

Polêmica

A questão é que circulam nas redes sociais questionamentos sobre possíveis riscos à saúde ao usar esses aparelhos, como a produção de acrilamida, uma substância tóxica. Mas não é bem assim.

Foto: Freepik

É seguro

Especialistas afirmam que o aquecimento com ar quente nas AirFryers não altera a estrutura e composição dos alimentos nem adiciona substâncias além das já presentes neles.

Foto: Brebca/Adobe Stock

Mas e a acrilamida?

A acrilamida se forma em alguns alimentos aquecidos a 120 ºC devido à reação de Maillard. Mas esta reação não é exclusividade da AirFryer: ocorre com qualquer método de aquecimento da comida.

Foto: Hélvio Romero/Estadão

É essa reação que deixa os alimentos dourados e com aroma especial. Ocorre quando itens com açúcares redutores e asparagina são aquecidos. Eles estão presentes no pão, no café, na batata, etc.

Foto: div

Perigos da acrilamida

Testes em animais indicam que a substância tem potencial para causar câncer e efeitos neurotóxicos, mas as concentrações nos alimentos não são suficientes para causar tais efeitos em humanos.

Foto: Nurul/Adobe Stock

Evitando a substância

Evitar fritar ou assar alimentos até escurecerem ou com uma “casca” dourada em sua superfície pode ajudar a reduzir a produção de acrilamida, embora sua eliminação completa seja quase impossível.

Foto: Grandbrothers/Adobe Stock

Mais saudável

Do ponto de vista nutricional, não há problemas em ingerir refeições preparadas na AirFryer. É até melhor que as fritadeiras convencionais, pois, sem óleo, a AirFryer reduz bastante o consumo de gorduras.

Foto: leungchopan/Adobe Stock

Veredito

A AirFryer não prejudica a saúde. Usá-la no dia a dia pode até ajudar a manter um estilo de vida mais saudável, evitando o consumo exagerado de gordura, mas mantendo o prazer culinário.

Foto: Nurul/Adobe Stock

Saiba quais alimentos ficam até mais saudáveis nesses aparelhos e as vantagens e desvantagens de usar fritadeiras elétricas:

Leia Mais