Foto: Atlas/Adobe Stock

Alzheimer

Alzheimer: saiba quais são os 3 principais fatores de risco para demência

Pesquisadores da Universidade de Oxford investigaram 161 fatores em 40 mil pacientes para encontrar respostas

Foto: DedMityay/Adobe Stock

Onde?

Os cientistas observaram a atuação de fatores de risco que podemos alterar e que afetam regiões do cérebro mais vulneráveis ao envelhecimento. Eles descobriram, então, que diabetes, poluição do ar e consumo de álcool são os que mais provocam danos nessas áreas.

Foto: DIV

Diabetes

No diabetes do tipo 2, o mais comum, o hormônio insulina não consegue atuar direito – e é ele quem coloca o açúcar dentro das células para gerar energia. Um excesso de glicose permanece na circulação, aumentando o risco de uma série de problemas – entre eles, a demência.

Foto: fahrwasser/Adobe Stock

Como evitar o diabetes?

Para não desenvolver diabetes do tipo 2 (o mais comum), uma das principais medidas é manter um peso considerado saudável, já que sobrepeso e obesidade estão entre os principais fatores de risco para a doença. Ou seja, foco em ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios de forma regular.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Exposição à poluição do ar

Em animais, estudos já mostraram que poluentes atmosféricos aceleraram processos neurodegenerativos.

Foto: Hélvio Romero/Estadão

Como evitar a poluição do ar?

Não faça atividade física em ruas e avenidas com alta circulação de veículos e troque o filtro do ar-condicionado do carro com certa frequência.

Foto: Pormezz - stock.adobe.com

Consumo de álcool

É um fator de risco conhecido há séculos. O entendimento dos médicos vai cada vez mais na direção de que não existe uma quantidade segura de álcool, que é considerada a droga mais utilizada do planeta. Esse hábito aumenta a probabilidade também de doenças hepáticas, câncer, distúrbios mentais, além dos mais variados tipos de acidentes.

Foto: LIGHTFIELD STUDIOS/Adobe Stock

Outros perigos

Segundo os pesquisadores, outros fatores de risco são importantes: baixa escolaridade; perda auditiva na meia idade; traumatismo craniano; hipertensão; obesidade na meia idade; tabagismo; depressão; isolamento social e inatividade física.

Foto: DIV

Sabia que colocar em prática 12 hábitos evitaria cerca de 50% dos casos de demência?

Veja quais são

Reportagem

Victória Ribeiro

Produção

Leon Ferrari