Foto: Adobe Stock
Saiba mais sobre essa planta e suas propriedades
Foto: Adobe Stock
De nome oficial Arnica montana, é uma planta europeia e mundialmente popular. “Tem papel anti-inflamatório importante”, diz a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori.
Foto: Adobe Stock
Em geral, ela é muito usada em sua forma tópica. “Cremes de arnica são extremamente eficazes na recuperação de cortes e feridas e na regeneração da pele”, informa Vanderlí. “Mas não é a melhor planta contra a acne”, pondera.
Foto: Adobe Stock
Vanderlí diz que gosta de indicar a arnica para a melhora da textura da pele, sobretudo quando ela sempre está avermelhada e descamativa.
Foto: Adobe Stock
”Na forma de creme, ela também é muito usada contra dores reumáticas e contusões”, acrescenta Vanderlí. Ou seja, pode ser empregada após batidas que deixam manchas roxas no corpo. “Também rende um ótimo creme para tratar a hemorroida”, garante Vanderlí.
Foto: Adobe Stock
Vanderlí diz que a Arnica montana não pode ser usada internamente, porque é tóxica. “Ela só pode ser utilizado do lado de fora, no formato de cremes e tinturas”, reforça
Foto: Adobe Stock
Segundo Vanderlí, a bebida só serve para fazer gargarejo. “De resto, o indicado é utilizar o óleo, creme ou gel, tudo de maneira tópica”, reforça.
Foto: Miriana/Adobe Stock
Conheça os benefícios da taioba:
Thaís Manarini
Layla Shasta