Foto: Nickoa/Adobe Stock
O arroz integral é frequentemente considerado superior ao branco, mas a relação não é tão simples assim; descubra as verdadeiras diferenças entre eles
Foto: Gusterina/Adobe Stock
A principal diferença entre os dois tipos de arroz é que o integral não passa pelo processo de “beneficiamento”. Nele, para que o grão fique branquinho, é retirada a sua casca, o farelo e o gérmen – e nutrientes acabam indo embora.
Foto: Natalia Mylova/Adobe StockNATALI
Por essa razão, o arroz integral possui mais fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e fósforo. Por ter mais fibras, ele dá mais saciedade, ajuda a regular o trânsito intestinal e favorece o controle do açúcar no sangue.
Foto: johoo/Adobe Stock
Apesar da fama do arroz integral ser menos calórico, nesse sentido eles são praticamente iguais: são 128 calorias em 100 g de arroz branco contra 124 calorias na mesma quantidade do tipo integral.
Foto: Elenglush/Adobe Stock
Ele fica pronto rápido e o sabor tende a agradar mais. Embora o integral tenha mais fibras e nutrientes, quem prefere o arroz branco pode obter esses compostos a partir de outros alimentos, sobretudo frutas, verduras e legumes.
Foto: William Avila FotografiaWilliam
No fim das contas, antes de decidir pela troca, é preciso considerar as circunstâncias individuais, como o sabor que mais agrada, e os objetivos de saúde de cada pessoa, como a maior necessidade de controlar a glicemia.
Foto: fortyforks/Adobe Stock
Veja outros pontos levantados por nutricionistas em relação a essa comparação.
Layla Shasta