Foto: breakingthewalls - stock.adobe.com
Repleta de fibras, proteínas e minerais, a aveia nutre o corpo e ainda é aliada na prevenção e no controle de doenças
Foto: svittlana - stock.adobe.com
Segundo a nutricionista Manuela Dolinsky, grande parte das ações positivas da aveia se justifica pela presença de betaglucana, um tipo de fibra solúvel.
Foto: Jiri Hera - stock.adobe.com
No tubo digestório, ela se transforma em uma espécie de gel, que interage com as secreções presentes no estômago e intestino. Daí, surgem os benefícios do consumo da aveia – veja os principais a seguir.
Foto: Jiri Hera - stock.adobe.com
Isso acontece porque a betaglucana presente na aveia diminui a ação dos sais biliares, que são responsáveis pela digestão das gorduras.
Foto: annapustynnikova - stock.adobe.com
A presença de uma boa dose de fibras faz com que a glicose no sangue seja aproveitada bem devagar, o que também evita picos na produção do hormônio insulina.
Foto: Vladislav Noseek - stock.adobe.com
A betaglucana é utilizada por bactérias da microbiota intestinal, o que resulta na produção de ácidos graxos de cadeia curta. Posteriormente, eles são absorvidos no fígado e podem diminuir o LDL, conhecido como mau colesterol.
Foto: kostrez - stock.adobe.com
Atualmente, especialistas orientam que uma pessoa consuma de 60 a 100 gramas do cereal por dia, o que dá algo entre meia xícara e uma xícara inteira de chá.
Foto: fedorovacz - stock.adobe.com
Quer saber mais sobre os benefícios das fibras e como inseri-las na rotina?
Bárbara Giovani