Foto: baibaz /adobe.stock
Parte da rotina brasileira, a fruta ainda chama a atenção pela versatilidade
Foto: Sergiy Bykhunenko /adobe.stock
Segundo a Embrapa, a banana é a fruta fresca mais consumida no mundo – e o Brasil é o maior consumidor do alimento no planeta, além de ser destaque na produção.
Foto: vladim_ka /adobe.stock
Disponível em diversas variedades (nanica, da terra, maçã, ouro, prata, entre outras), a banana é versátil: pode compor a salada de frutas e virar ingrediente de vitaminas e receitas salgadas, como a farofa.
Foto: Gustavo Andrade /adobe.stock
Ela possui fibras e potássio, e seus nutrientes se mantêm em diversos tipos de preparo, como em bolos, biscoitos e bebidas. Ainda assim, a recomendação é dar preferência para o consumo in natura.
Foto: Brian Yarvin /adobe.stock
Essas substâncias contribuem para a sensação de saciedade, ajudando no controle do peso, e também são aliadas do pleno funcionamento intestinal.
Foto: Xuejun Li /adobe.stock
Esse mineral atua de forma oposta ao sódio: ou seja, tem potencial de relaxar as artérias. Com isso, protege contra hipertensão arterial, quadro que pode levar a infartos e derrames.
Foto: rome2015 /adobe.stock
Ao contrário do que muita gente pensa, a banana não é fonte de gordura. Mas, embora de fato tenha lá suas calorias, é preciso considerar a presença de fibras, que dão saciedade por mais tempo.
Foto: lazyllama /adobe.stock
Agora, veja motivos para colocar o caju na rotina.
Bárbara Giovani
Beatriz Bulhões