Foto: Elena/Adobe Stock
Alimento é cheio de nutrientes; confira como aproveitá-lo
Foto: Skryagin Igor
“O brócolis é um vegetal multitarefa”, resume Emily Ho, uma professora de nutrição e diretora do Instituto Linus Pauling na Universidade do Estado de Oregon. Ele tem uma gama de vitaminas, minerais e fitoquímicos que dão ao seu corpo “um impulso”.
Foto: Media Bakery
O brócolis é fonte de sulforafano, que tem propriedades anticancerígenas, segundo os cientistas. Pesquisas sugerem que o composto pode ajudar o corpo a produzir mais enzimas que se livram de toxinas como a poluição do ar e a fumaça do cigarro.
Foto: B. BOISSONNET / BSIP
Além disso, o sulforafano é um antioxidante que pode proteger o corpo contra a inflamação. Vale destacar que esse elemento está por trás do odor e do sabor ligeiramente amargo do alimento.
Foto: Adobe Stock
A vitamina K presente no brócolis favorece a regulação da circulação sanguínea e a coagulação. O alimento ainda tem potássio, ligado ao controle da pressão, e fibras, que ajudam na manutenção dos níveis de colesterol.
Foto: Logan Bannatyne/LoLoStock
Os altos níveis de vitamina K também podem beneficiar os ossos, avisa Emily. A vitamina desempenha um papel chave na ativação de várias das proteínas que formam essas estruturas e as mantêm fortes.
Foto: JOSHUA RESNICK
Evite ferver ou cozinhar demais. É que o brócolis contém uma enzima ativa, chamada mirosinase, que é liberada quando você mastiga e digere. A mirosinase aciona o sulforafano — mas, se você cozinhar o alimento por muito tempo, corre o risco de perdê-la.
Foto: Joshua Resnick/Adobe Stock
Quer saber mais sobre os benefícios do brócolis e como prepará-lo?
Caroline Hopkins Legaspi (The New York Times)
Beatriz Bulhões