Foto: Adobe Stock

Alimentação

Castanha-de-caju: quantas calorias ela tem? Quais os benefícios? Precisa torrar?

O verdadeiro fruto do cajueiro é justamente essa oleaginosa

Foto: Adobe Stock

Usos

Muito apreciada como petisco, a castanha-de-caju enriquece sobremesas, biscoitos e pratos salgados, caso de risotos e farofas. Ela aparece ainda como acompanhamento de pescados, carnes, aves, entre outros pratos.

Foto: Bruna Saraiva/Adobe Stock

O que tem nela

Essa castanha esbanja gordura monoinsaturada – a mesma do azeite – e também acumula boa quantidade de proteína. Ainda tem zinco, vitamina E e fitoesterois.

Foto: Adobe Stock

Boa para o coração

O combo nutritivo é conhecido por ajudar a controlar as taxas de colesterol e proteger as artérias, reduzindo o risco cardíaco.

Foto: Adobe Stock

Calorias

Mesmo que as gorduras presentes na castanha-de-caju sejam do bem, falamos de doses consideráveis de calorias. Para ter ideia, 100 gramas do alimento cru, sem sal, concentram 582 calorias, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da USP.

Foto: Adobe Stock

Moderação no consumo

Não dá para indicar a porção ideal, afinal, isso depende de vários fatores, como idade e atividades cotidianas de cada pessoa. Mas algumas diretrizes de saúde recomendam de 30 a 40 gramas de oleaginosas por dia, o famoso punhado.

Foto: Adobe Stock

Precisa torrar

“Mas, antes de tudo, precisa passar por um processo térmico, de torra ou de fervura, para a exclusão de compostos tóxicos”, diz a nutricionista Andréa Esquivel. Só depois é que vai estar prontinha para o consumo.

Foto: Luciana Serra/Adobe Stock

Para saber mais sobre o caju, leia a reportagem completa:

Leia a reportagem

Reportagem

Regina Célia Pereira

Produção

Beatriz Bulhões

Veja mais webstories