Foto: Margarita - stock.adobe.com/Adobe st
Confira as propriedades ligadas à especiaria
Foto: Pixabay
Há duas espécies: a do Ceilão e a verum. “As duas são importantes para a saúde”, diz Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta. Ela lembra que a canela nada mais é do que a estrutura interna da casca da árvore.
Foto: Adobe Stock
“Usar dois gramas do pó antes de dormir ajuda a reduzir a glicemia”, conta Vanderlí. Ela diz que pacientes com diabetes podem colocar o pó no iogurte, pois a combinação entre a canela e a proteína do alimento auxilia ainda mais nessa tarefa. O chá também traz o benefício.
Foto: Adobe Stock
A canela é rica em dois óleos essenciais: eugenol e carvacrol. Ambos têm papel importante no sistema nervoso central, contribuindo para a melhora de quadros de ansiedade.
Foto: Adobe Stock
Por causa da ação no sistema nervoso, a canela ainda facilita a liberação de neurotransmissores responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar.
Foto: Adobe Stock
“Ela é considerada uma planta quente pela medicina tradicional chinesa”, diz Vanderlí. “Com isso, pode melhorar o funcionamento intestinal sem provocar nenhum tipo de diarreia”, afirma.
Foto: Adobe Stock
Vanderlí diz que a canela é uma especiaria capaz de melhorar quadros de febre em um curto período de tempo – embora não tenha ação antibiótica.
Foto: Adobe Stock
Mulheres que querem engravidar ou que estão grávidas não devem consumir a canela em pó porque ela é abortiva.
Foto: Adobe Stock
Deixe a canela em pau ferver junto com a água. Depois, é só esperar a bebida ficar morna.
Foto: Luciana Cristhovam/Estadão
Confira se itens considerados termogênicos, como canela e gengibre, ajudam a emagrecer:
Thaís Manarini
Layla Shasta