Foto: JCLobo/Adobe Stock
Planta tem gosto amargo, mas oferece muitos benefícios à saúde
Foto: Miguel Medeiros/Adobe Stock
A carqueja, de nome científico Baccharis trimera, é uma planta do bioma brasileiro. Segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori, conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), uma substância chamada carquejol é responsável por seu gosto amargo.
Foto: Ricardo Thaler/Adobe Stock
A nutricionista conta que a carqueja é muito útil para ajudar no controle da pressão arterial. “Ela é aliada de quem tem hipertensão”, diz.
Foto: Adobe Stock
A planta ainda parece impedir a formação de moléculas de colesterol. “Assim, ajuda a baixar o colesterol total e também o LDL, conhecido como ruim”, diz Vanderlí.
Foto: Adobe Stock
Segundo Vanderlí, a carqueja pode contribuir para uma redução no impacto glicêmico das refeições. “Ela melhora aquela glicemia pós-prandial, ou seja, depois que a gente come, e a glicemia de jejum”, descreve.
Foto: Adobe Stock
Na forma de chá, a especialista indica uma colher de sopa para meio litro de água. “Tome esse líquido até 17h, porque é muito diurética, então tende a aumentar o volume de urina”, orienta.
Foto: Miguel Medeiros/Adobe Stock
Vanderlí nota que nem todo mundo lida bem com o amargor da bebida. “Aí, dá para fazer a tintura, mas só com o apoio de um profissional capacitado em fitoterapia”, diz.
Foto: Светлана Балынь/Adobe Stock
Entenda os benefícios de colocar chás na rotina:
Thaís Manarini
Layla Shasta