Foto: Adobe Stock
Confira os reais efeitos ligados a essa bebida
Foto: Adobe Stock
Segundo a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, o gengibre é um rizoma – significa que é uma raiz rasteira, não profunda. “Tem atividade anti-inflamatória, antioxidante, bactericida, fungicida e antiviral já estabelecida”, diz.
Foto: Furo L Felix/Adobe Stock
Ele é riquíssimo em gingerol zingibereno, um composto considerado excelente para a digestão. Não à toa é servido no restaurante japonês, em formato de gari.
Foto: Baiba Opule/Adobe Stock
O chá feito de gengibre também tem a capacidade de atuar em prol da digestão. Segundo Vanderlí, ainda reduz enjoos, sintoma muitas vezes presente na gravidez. “Ele é seguro para ser consumido ao longo de toda a gestação”, diz a especialista.
Foto: Adobe Stock
Os óleos presentes no gengibre são expectorantes. “É por isso que, ao tomarmos chá de gengibre, seja quente ou frio, há uma melhora perceptível na respiração”, explica Vanderlí, que é conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).
Foto: Adobe Stock
Vanderlí diz que todo mundo deveria ter gengibre em casa, porque é uma planta que ajuda o organismo a se adaptar quando há mudança de temperatura. Outra vantagem é que tem ação contra vírus e bactérias, então poderia proteger contra gripes e resfriados.
Foto: matka_Wariatka/Adobe Stock
A nutricionista informa ainda que, ao melhorar a digestão, o chá de gengibre ajuda a acionar mecanismos envolvidos na saciedade. Isso pode, no fim das contas, favorecer o controle de peso.
Foto: Adobe Stock
Já ouviu falar no matcha? Conheça esse chá verde mais poderoso
Thais Manarini
Beatriz Bulhões