Foto: Natalia/adobe.stock

Alimentação

Chá verde emagrece mesmo?

Bebida começou a ser chamada nas redes sociais de ‘Ozempic da natureza’

Foto: KMNPhoto/adobe.stock

Fama antiga

O chá verde é considerado um truque de dieta faz séculos: na China antiga, 2 mil anos atrás, as pessoas já promoviam a bebida como uma ferramenta para perda de peso.

Foto: Dan Race /adobe.stock

Moda atual

Agora, vídeos virais afirmam que a bebida ajuda a perder peso, chegando ao ponto de chamá-la de “Ozempic da natureza”. Alguns posts sugerem beber até cinco xícaras por dia. Mas será que faz sentido?

Foto: adobe Stock

Possíveis responsáveis

Muitas das alegações sobre o chá verde e a perda de peso mencionam dois componentes da bebida: cafeína e antioxidantes.

Foto: aeroking/adobe.stock

A ciência

Embora existam algumas pesquisas sobre o chá verde e o peso, as evidências sobre a possibilidade de uma caneca (ou várias) derreter os quilos não são claras, diz Jyotsna Ghosh, médica especialista em obesidade da Universidade Johns Hopkins.

Foto: dsheremeta/adobe.stock

Efeito singelo

Estudos descobriram que as pessoas que consumiam chá verde tendiam a perder uma pequena quantidade de peso, normalmente menos de dois quilos.

Foto: Eva/adobe.stock

‘Ozempic da natureza’?

As pessoas que recorrem ao chá verde para perder peso “não podem esperar um grande efeito, e certamente nada que se compare a medicamentos como o Ozempic”, diz Rob van Dam, professor de ciências do exercício e da nutrição da Universidade George Washington.

Foto: Alexey Tsibin /adobe.stock

Não é uma coisa só

O foco em um alimento ignora que o emagrecimento depende de vários fatores. Entre eles estão uma dieta mais variada, hábitos de exercício, genética, estresse, saúde metabólica e até mesmo qualidade do sono.

Foto: showcake /adobe.stock

Leia a reportagem completa sobre o efeito do chá verde na perda de peso:

Leia a reportagem

Reportagem

Dani Blum (The New York Times)

Produção

Beatriz Bulhões

Veja mais Web Stories