Foto: mitry_Tkachev /adobe.stock
Algumas bebidas à base de plantas ajudam a pegar no sono
Foto: OliaVesna /adobe.stock
Nem todo chá ajuda a dormir, já que alguns tipos concentram cafeína, uma substância estimulante. É o caso dos chás verde, branco, preto e mate. Por isso, eles devem ser evitados perto do momento de ir para a cama.
Foto: peopleimages.com/adobe.stock
Por outro lado, há chás que não levam cafeína e ainda ofertam substâncias capazes de induzir o relaxamento. A seguir, confira as indicações da nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, conselheira da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).
Foto: darkbird /adobe.stock
Substâncias como alfa-bisabolol, apigenina e patuletina estão por trás da coloração amarela, do perfume e dos benefícios dessa planta, que aparece em trabalhos científicos por seu efeito calmante.
Foto: teatian /adobe.stock
“Age no sistema nervoso central, atenuando o nervosismo”, diz Vanderlí. E funciona como auxiliar na indução do sono. Seus principais componentes são citronelal, linalol, geraniale e ácido rosmarínico.
Foto: Toni /adobe.stock
O chá tem compostos que atuam no sistema nervoso central, reduzindo o estresse e a ansiedade, informa Vanderlí. Ela comenta que o consumo favorece as ondas de sono mais profundas, melhorando a qualidade do descanso.
Foto: AGphotographer/adobe.stock
O chá dessa planta, que é nativa do Brasil, fornece substâncias que, segundo Vanderlí, facilitam o sono e mantém a qualidade desse repouso.
Foto: haveseen /.adobe.stock
“Entre as plantas, é a que tem o pior aroma”, diz Vanderlí. Mas, para quem consegue encará-la, o efeito compensa: afinal, é grande indutora do sono.
Foto: Adobe Stock
A nutricionista alerta: “Nenhuma dessas plantas pode ser usada junto com medicação para dormir”. Isso porque elas podem potencializar a ação desses remédios.
Foto: vonne Wierink - stock.adobe.com
Conheça o perfil dos tipos mais populares de chás:
Thaís Manarini
Beatriz Bulhões