Foto: EVERST /Adobe Stoc
Alimento tem propriedades benéficas para o sistema cardiovascular; aprenda a usar
Foto: Светлана Парникова/Adobe Sto
Segundo estudo publicado no jornal científico Frontiers in Nutrition e feito com mulheres na pós-menopausa, a beterraba auxilia na dilatação dos vasos. Isso porque acumula nitrato, substância precursora do óxido nítrico, um potente vasodilatador.
Foto: Iakov Filimonov
Vários experimentos já comprovaram que o nitrato vindo da beterraba e transformado em óxido nítrico contribui para a elasticidade das artérias e a circulação. Também há evidências de seu papel no combate à hipertensão arterial.
Foto: Irina Timokhina
Embora tais benefícios sejam bem-vindos a todos e em várias fases da vida, com a entrada na menopausa eles são ainda mais importantes, já que ocorre um aumento no risco cardiovascular.
Foto: Olexandr / Adobe Stoc
Há tempos estudos endossam as vantagens da raiz para esportistas. Isso porque o nitrato, convertido em óxido nítrico, favorece a chegada de oxigênio e nutrientes nos músculos durante os exercícios. Aí, há melhora de força e rendimento.
Foto: lilabatista
A beterraba oferece um mix de compostos que atuam em sinergia. Um dos destaques é a betalaína, pigmento responsável pela aparência exuberante, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Foto: Daniel Vincek/Adobe St
A raiz também oferece boas doses de potássio e magnésio, que beneficiam a saúde muscular e cardiovascular. Além disso, concentra vitaminas do complexo B, vitamina C e fibras.
Foto: Darius Dzinnik
A beterraba pode virar suco. Crua, é boa pedida no recheio de sanduíches, nas saladas, etc. Na forma cozida fica ótima em sopas, refogados, purês e como chips. Incrementa ainda bolos, tortas, tapiocas e outras massas.
Foto: MarioSergio/Adobe Stock
Confira mais dicas de como usar a beterraba no dia a dia.
Por Regina Célia Pereira (Agência Einstein)
Beatriz Bulhões