Foto: Ruslan Semichev/Adobe Stock

Saúde

Confira 6 chás com poder calmante

Algumas infusões são especialmente bem-vindas em momentos de estresse

Saiba mais sobre os benefícios dos chás

Foto: Kravetsky Gennady/Adobe Stock

Escolha certa

Enquanto alguns chás oferecem cafeína e, por isso, aumentam o estado de alerta, há infusões que têm o apelo contrário: favorecem o relaxamento. A nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori cita seis tipos com potencial calmante. Confira a seguir.

Foto: Corinna Haselmayer/Adobe Stock

1- Chá de manjericão

A planta, de nome oficial Ocimum spp, tem ação em um receptor do sistema nervoso chamado gabaérgico – daí por que acalma. Além disso, o manjericão é rico em eugenol, elemento de propriedade calmante e antidepressiva.

Foto: Adobe Stock

2- Chá de maçã com cravo

O cravo também tem eugenol, enquanto a maçã possui óleos essenciais ligados à redução de estresse. “Para um litro de água, use uma maçã de tamanho médio ou duas pequenas, além de oito dentes de cravo”, indica Vanderlí. Ferva as fatias da fruta com o cravo por 5 minutos.

Foto: Adobe Stock

3- Chá de erva-cidreira

A planta também é conhecida como capim limão e capim santo. “Tem mais de 20 nomes diferentes”, diz Vanderlí. “Ferva as folhas durante 5 minutos”, ensina. Rica em ácido rosmarínico e óleos essenciais, a bebida acalma e melhora o sono – além de perfumar a casa.

Foto: Pierrick Le Goff/Adobe Stock

4- Chá de valeriana

“Tem o pior dos aromas, mas também é tranquilizante”, aponta Vanderlí. Os compostos da planta atuam no sistema nervoso central, reduzindo a ansiedade e o nervosismo.

Foto: Adobe Stock

5- Chá de passiflora

A passiflora é a flor do maracujá e suas folhas são usadas para fazer o chá. Por causa dos chamados compostos harmânicos, tem ação relaxante para o sistema nervoso. Além disso, favorece a liberação de serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar.

Foto: Adobe Stock

6- Chá de alface

”Não é usual, mas funciona muito bem”, frisa Vanderlí. A sugestão é ferver o miolo branquinho e as folhas mais tenras durante 3 a 5 minutos. “Eles liberam bastante letucina, que reduz estresse e ansiedade sem nenhum efeito colateral”, informa a especialista.

Foto: Freepik

Será que você está exagerando à mesa por ansiedade? Aprenda a identificar

Leia aqui

Texto

Thaís Manarini

Produção

Layla Shasta