Foto: julijadmi /Adobe STock
Há bons motivos para apostar nessa união
Foto: Evgeny Karandaev/Adobe Stock
Certas uniões promovem uma sinergia de substâncias que potencializa os atributos vindos de cada um dos pares. É o caso de misturar sal com ervas. Entenda a seguir.
Foto: fascinadora /Adobe STock
Combinar sal com alecrim, orégano, manjericão e outras ervas tempera os mais variados pratos e ainda ajuda a reduzir a quantidade de sódio nas preparações.
Foto: Виталий Борковский/Adobe Stock
Não faltam evidências de que extrapolar no sódio pode contribuir para o aumento da pressão arterial e para o risco cardiovascular.
Foto: kcuxen /Adobe Stock
A sugestão da nutricionista Lara Natacci, da DietNet, é colocar 10 gramas de cada uma das ervas, nas versões desidratadas, com a mesma quantidade de sal. Se quiser, pode adicionar pimenta e cúrcuma.
Foto: Lieke Vermeulen/Adobe Stock
Daí é só bater tudo no liquidificador ou mini-processador e guardar em pote tampado. O prazo de validade costuma ser de 15 a 20 dias e o preparado pode ser usado em carnes, peixes, refogados e, inclusive, no arroz com feijão.
Foto: PhotoSG /Adobe Stock
“A combinação oferece compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, afirma Lara. E, claro, deixa tudo muito mais saboroso.
Foto: Petra/Adobe Stock
Confira outras combinações benéficas para a saúde:
Regina Célia Pereira
Gabriel Damasceno